Um Roguelike brasileiro com força pra se destacar?

Autor: Vinicius

Ficha Técnica:

Mana Spark

Data de lançamento: 27 de Maio de 2018 (Steam) / 22 de Dezembro de 2018 (Switch)

Plataformas: Steam (PC) / Switch (Nintendo)

Plataforma testada: Switch

Outras análises do autor para o RPG: Glory of Heracles (DS) / Alien. A trilogia (livros) / SteamWorld Heist (3DS)

De cara já da pra ver que esse é mais um jogo indie em 8-bits em um mar de jogos indies em 8-bits. Mas se você não vai fazer muito diferente dos outros, o mínimo que você pode fazer é fazer muito bem, e é o que acontece aqui. Mana Spark conta com belos efeitos de iluminação desde as partículas de mana que flutuam no ar, as tochas que permeiam as catacumbas ou a água que está no chão que criam belos efeitos de distorção quando se dispara uma flecha por cima delas ou quando um inimigo morre em cima.

Quanto a historia, nada muito original, mas une bem os elementos do jogo. A historia começa quando seu personagem é enviado para procurar pessoas que tem desaparecido aos montes, e como muitos jogos você pode descobrir mais da historia ao vasculhar prateleiras de livros ou alguns documentos deixados sobre mesas, e é recomendado que você estude esses documentos, pois eles dão dicas sobre inimigos mais fortes que você encontrará no futuro, e até mesmo sobre o processo de criação deles.

(…)Você pode descobrir mais da historia ao vasculhar prateleiras de livros ou alguns documentos deixados sobre mesas, e é recomendado que você estude esses documentos, pois eles dão dicas sobre inimigos mais fortes

Infelizmente nem tudo são flores, o jogo sofre de slowdowns quando tem muitos inimigos na tela e as vezes algumas pequenas travadas quando se mata um bom número de inimigos, também ocorrem glitches gráficos que fazem com que sprites de inimigos e até mesmo a tela pisquem. No Switch o jogo ainda sofria de crashes no lançamento, mas felizmente o jogo recebeu patches que corrigiram os problemas mais sérios.

Mana Spark conta com belos efeitos de iluminação desde as partículas de mana que flutuam no ar, as tochas que permeiam as catacumbas ou a água que esta no chão”(…)

Gameplay

Como todo Roguelike o objetivo é ir de andar em andar, matar todos os inimigos de uma sala para poder prosseguir para a próxima e procurar quaisquer itens que possam ajudar. O diferencial neste jogo são os inimigos, que possuem particularidades próprias e até uma inteligência artificial boa, que podem ajudá-los a te enfrentar ou atrapalhá-los, como alguns inimigos, que podem montar em lobos e javalis para aumentar sua resistência e velocidade, ou os previamente mencionados lobos que ao serem atingidos abaixam as orelhas e começam a mancar, ou até mesmo os Pyromancers que podem usar seus feitiços de fogo para transformar velas e tochas em turrets que persistem até mesmo depois de sua morte (mas que felizmente podem ser desarmadas atirando flechas e apagando-as) e aumentar a força dos inimigos próximos e inimigos com escudos que sempre o mantém virado na sua direção. Outro elemento legal dos inimigos é que fogo amigo é uma coisa que existe, então as vezes você pode usar um inimigo pra ajudar a matar outro que está causando problemas, como atrair um para a frente do projétil disparado por outro ou para cima de uma armadilha, ou utilizar o veneno deixado no chão por um certo inimigo pra envenenar outro.

(…)”as vezes você pode usar um inimigo pra ajudar a matar outro que está causando problemas, como atrair um para a frente do projétil disparado por outro ou para cima de uma armadilha”

O jogo ainda conta com subchefes, que são versões de elite dos inimigos que se costuma encontrar, mas obviamente muito mais fortes combinando habilidades de vários inimigos em um só e às vezes alguns dos mesmos upgrades que o jogador. Eles são todos opcionais, você geralmente os encontra em presos em jaulas e pode libertá-los, e caso consiga vencer a luta ganhara a chance de escolher entre 2 upgrades.

Que falando neles, são geralmente encontrados em certas salas e nos quartos estranhos, cômodos onde você pode gastar moedas pra conseguir um upgrade e guardar seus cristais de mana. Os upgrades em sua grande maioria possuem dois efeitos, um positivo e outro negativo, que eu acredito é uma boa forma de balancear os efeitos mais poderosos, com os itens que possuem apenas efeitos positivos sendo mais raros e existe apenas um item que eu consideraria nocivo ao jogador e ainda assim pode ser evitado. Um fato curioso é o nome de um dos itens, Isac’s Sorrow, uma jóia em forma de lágrima que aumenta o ataque (e um dos poucos itens com apenas o efeito positivo) e uma referencia interessante a Binding of Isaac.

E falando em upgrades o jogador possui um acampamento que pode ser visitado após morrer e que reúne vários personagens que podem ajudá-lo, como seu assistente que procura pessoas para ajudar na sua causa, um ferreiro que cria armadilhas, um chef que cria pratos que melhoram seus atributos como vida ou ataque e a chance de encontrar moedas e velocidade de disparar flechas, tudo isso em troca de cristais de mana, que são derrubados pelos inimigos do jogo. Nesse acampamento o jogador ainda pode utilizar um altar para recuperar um upgrade da ultima vez que entrou na dungeon (contanto que tenha ativado o altar) e escolher outro personagem jogável.

E falando em upgrades o jogador possui um acampamento que pode ser visitado após morrer e que reúne vários personagens que podem ajudá-lo”

Entre três personagens jogáveis é fácil achar um que se encaixa melhor ao seu estilo de jogo. Você começa com o Hunter, personagem mais equilibrado que utiliza um arco e flecha, mas precisa estar parado para atacar e possui uma manobra evasiva que o deixa imune a ataques. O segundo personagem jogavel é a Guard, ela esta armada com uma besta e pode atacar em movimento e possui a velocidade de ataque mais rápida do jogo, mas possui menos vida que os outros personagens e seu poder de ataque é terrível precisando de até duas flechas pra matar o inimigo mais fraco e sua manobra evasiva é um dash que é mais rápido e não a deixa invulnerável, é desbloqueada após conversar com ela após o primeiro chefe. O terceiro personagem é o Warrior, o personagem mais lento, mas também o com mais vida e ataque mais forte, luta utilizando uma espada e escudo, infelizmente não possui uma manobra evasiva optando por utilizar um escudo que pode bloquear qualquer ataque temporariamente e por precisar ficar próximo aos inimigos pra atacar, é desbloqueado pouco antes do chefe final após resolver um puzzle simples e falar com ele. Quanto ao tamanho do jogo, é bem curtinho, pode ser terminado entre o almoço e o lanche da tarde, com apenas 3 chefes.

Som

A música no jogo é boa, sempre com um ar calmo, mas nos chefes que é quando o som engrena de vez. Os efeitos sonoros por outro lado são bem elaborados e proeminentes, desde o som das flechas sendo disparadas ao som dos esqueletos caindo, ao som das flechas sendo bloqueadas por escudos.

Veredito

Recomendo aos fãs do gênero que querem um jogo curto e familiar. O jogo ainda esta sempre em promoção no Steam e na Nintendo Eshop, então não é um prejuízo tão grande se você não gostar do jogo.

Se tiver que mencionar algo ruim, seria a otimização e o final, que é bem previsível e fraco, mas nada que seja o suficiente a tirar o brilho do jogo.