PRIMOR TÉCNICO E FG ROBUSTO, MAS, MK 1 PECA ONDE SÉRIE COSTUMA MAIS ACERTAR

FICHA TÉCNICA:

Mortal Kombat 1

Data de lançamento: 19 de Setembro de 2023

Plataformas: Steam (PC) / Switch (Nintendo) / PS5 (Sony) / Xbox Series S e X (Microsoft)

Plataforma testada: PC

Outras análises do autor para o RPGMonster Hunter Stories (3DS) / Animais Fantásticos e Onde Habitam (Cinema) / Street Fighter V (PS4 e PC)

Mortal Kombat 1 tinha uma tarefa ingrata. Superar o seu bem sucedido antecessor (MK 11) e ainda fazer frente ao excelente lançamento de seu maior rival: Street Fighter 6.

E essa tarefa NÃO foi bem sucedida. MK 1 não fez frente sequer ao ótimo produto que é MK 11, quem dirá se comparar ao lançamento redondo que é Street Fighter 6.

Dito isso, tirado o elefante da sala, vamos as minúcias de seus próprios méritos e deméritos.

Mortal Kombat 1 entrega o ápice de uma fórmula que essa mesma série é conhecida como excelente no quesito. Seu modo história é formidável. Bem narrado. Com boas atuações. Cheio de reviravoltas. Bom humor e que entrega um fanservice agradável. Especialmente pra quem veio de MK 11 e também viveu a tenebrosa era dos jogos 3D da franquia.

O single player é completo com o modo Torres. Este já velho conhecido. Encare torres para destravar CGs de cada personagem ou encare os modos sobrevivência ou infinito. Mas, destaco aqui que as torres aleatórias e que liberavam itens em MK 11 não retornaram.

E por fim, temos o inacabado e decepcionante modo Invasão. Finalizei a primeira temporada e fiquei com gosto amargo na boca. Alguns dos desafios não estão finalizados, como o SURVIVE, e você sequer precisa fazer algo para obter êxito. As lojas e forjas do modo são vazias e quase que não cumprem objetivo, uma vez que o balanceamento não é adequado e você irá superar a maioria dos desafios apenas subindo os níveis do seu personagem. O modo é exageradamente demorado, e isso não seria um problema se as peças do tabuleiro cumprissem adequadamente todos os seus papéis. Tem um embrião promissor aqui, mas, como está entregue é frágil e chato.

O modo online é rudimentar ao extremo para 2023. Mas, funcional. Você consegue jogar rankeadas e kasuais como em qualquer outro FG. Mas, os mais exigentes, como eu, sentirão-se decepcionados pela ausência do Kross Play (jogar com todas as plataformas) e com a impossibilidade de se criar lobbys para jogar com amigos.

A despeito de tantos defeitos, a gameplay deste FG é extremamente agradável, sobretudo com as possibilidades inúmeras ofertadas pelo inteligente sistema de Kameos. Os competitivos irão encontrar um FG que irá te testar a descobrir quais as melhores possibilidades de seu personagem principal e também de seus parceiros. Qual o melhor para essa Kombinação? Quais os Kombos mais funcionais? Como encarar dada MatchUp da forma como estou?

E finalmente finalizando: o conjunto técnico de Mortal Kombat 1 é um grande acerto. Os gráficos são maravilhosos e realmente entregam algo de “nova geração”, com cenários impecáveis e modelagem dos personagens igualmente belos. As músicas de Mortal Kombat nunca foram algo marcante. E aqui não temos exceção a essa regra. Mas, ainda que não memoráveis não estragam o pacote e são bem conduzidas.

VEREDITO:

Mortal Kombat 1 acerta especialmente onde tem que acertar, sua gameplay e seu FG robusto, mas, derrapa bastante onde costuma agradar seu público fiel: o conteúdo single player divertido. Mas, o esqueleto é promissor e este jogo, já interessante, parece que será ainda melhor com updates futuros.

4/5