Fala galera!!!

O Playstation 2, também conhecido como o melhor console de todos os tempos (e não estou nem exagerando) foi vendido em quantidades tão extensas, tinha uma base tão grande, que quase conseguiu ultrapassar a barreira da distribuição de hardware, que tem empacado o mercado nos últimos tempos.

Trapt

O Wii também quase conseguiu fazer isso, mas hoje demos alguns passos atrás, com a divisão entre fabricantes mais marcada do que nunca, e nem as plataformas mobile tem conseguido manter seus lugares como reis da difusão de hardware, com o PC, antes vários pontos atrás, hoje encostando de novo.

Essa difusão praticamente universal do hardware do PS2 permitiu o surgimento de diversos jogos de nicho, onde os desenvolvedores se deram o direito de tomar riscos que, por exemplo, o mercado de hoje não permite mais. Eu já falei de vários desses jogos aqui (vários mesmo!).

Stuntman

Além disso, riscos tão baixos também levaram à uma proliferação de cópias, onde para cada jogo de sucesso, existiam pelo menos uns outros três tentando se aproveitar da sensação do momento. E, por algum tempo, a moda foi de clones de GTA, que teve pelo menos três jogos da franquia lançados no PS2

O jogo da semana é um desses clones, mas um dos com mais personalidade de todos eles, que também aproveitou a liberdade do PS2 com jogos de nicho.

O jogo da semana é:

Total Overdose

Total Overdose é um jogo de PS2, desenvolvido pela dinamarquesa Deadline Games (que fechou as portas em 2009), e publicado em 2005 pela Eidos Interactive (que hoje é parte da Square Enix). O jogo foi lançado também para Xbox e PC.

Total Overdose é um jogo de tiro em terceira pessoa, de mundo aberto, e que se passa em uma versão bastante caricata do México.

O jogo inicia com o jogador controlando o agente da narcóticos infiltrado Ernesto Cruz, atacando uma operação de produção de drogas do traficante Papa Muerte. Ernesto é arremessado de um avião, e sua morte é atribuída a uma overdose.

Tommy Cruz, filho de Ernesto e também agente do DEA assume a missão de seu pai, mas é gravemente ferido (após uma explosão), e então pede ajuda de seu irmão Ramiro, um criminoso pequeno, do estilo ladrão de galinhas, para continuar a investigação sobre a morte de seu pai.

O jogador então, após as duas missões iniciais (com Ernesto e Tommy), assume o controle de Ramiro pelo resto do jogo.

O jogo usa e abusa da mecânica de Bullet Time, combinada com um sistema de pontuação, e que intima o jogador a matar os inimigos das formas mais elaboradas possíveis, atribuindo pontos para tais mortes, com nomes, inclusive, funcionando como uma forma de encher a barra de “especial” do personagem, e também como um colecionável, já que algumas mortes são bem difíceis de realizar.

O jogo não se leva nem um pouco à sério, mas essa é uma de suas melhores características, além da jogabilidade divertida e viciante.

E para quem curtiu, a versão de PC custa 11 reais no GOG.


A principal inspiração para Total Overdose é, claramente, a trilogia “Mexico” de Robert Rodriguez. Aqui no Brasil, os filmes receberam os nomes de “O Mariachi”, primeiro filme de Robert Rodriguez, e uma droga, para qualquer um que tenha a curiosidade de assistir, “A Balada do Pistoleiro”, que é um quasi-remake de O Mariachi, agora com um nível de produção muito melhor, contando inclusive com Antonio Banderas e Salma Hayek (quem ainda não assistiu esse filme, por favor, corrija isso hoje):

E, por fim, Era Uma Vez no México, um filme bem mais esquisito, contando com Antonio Banderas novamente no papel do Mariachi, ao lado de Willem Dafoe, Enrique Iglesias (!!!), e Johnny Depp:

https://www.youtube.com/watch?v=Y4CKIj_EiQ4

Total Overdose também contou com uma trilha sonora composta por músicas de diversas bandas mexicanas bastante famosas, como Molotov:


É isso aí galera, espero que curtam, e semana que vem voltamos com o Retro Kaiju Club!!!

E, como sempre, bom jogo a todos!