Fala galera! Dando um pequeno intervalo na nossa monsterpedia, Retro Kaiju Club, que você pode conferir aqui, aqui, e aqui, vamos de Retro Game Club Drops hoje (ou seja, postagem curtinha, concisa, como vocês já viram aqui), porque, se tudo der certo, até sexta vamos ter mais episódio do Retro Gameplay Club!

O jogo da semana é:

Black & White

Black & White é um jogo de 2001, desenvolvido pela finada Lionhead Studios, e publicado pela EA. O designer do jogo é o famigerado Peter Molineux, em, reconhecidamente, um de seus melhores momentos. O jogo é exclusivo de PC, mas foi lançado tanto para Windows quanto para Mac OS.

Trata-se de um jogo de estratégia, no qual o jogador é um deus, responsável por governar diversas tribos em ilhotas espalhadas pelo mundo. O jogador pode ser tanto um deus bondoso quanto um deus maligno, e suas ações tem repercussões na aparência de sua tribo, no clima, no próprio terreno, e na aparência da criatura.

A criatura é o grande diferencial do jogo. Trata-se de seu avatar, na forma de um animal antropomórfico gigante (dentre várias diferentes, incluindo-se aí uma vaca e uma galinha, na expansão). A criatura não pode ser diretamente controlada pelo jogador, apenas doutrinada a realizar certas ações, através de treinamento, recompensas, e punições. A criatura acumula experiência e evolui, modificando inclusive a sua aparência.

O jogo ganhou diversos prêmios, mantém uma nota de 90 no Metacritics, e foi incluído no Guinness Records de 2003 por “criatura mais inteligente em um jogo”.


Dá para dizer com certa facilidade que Black & White se encaixaria nos meus posts sobre monstros gigantes com facilidade, mas falei desse jogo hoje para trazer um outro tema à tona. Deuses. Especificamente, Deuses Americanos.

Deuses Americanos é uma série de TV, produzida pelo canal Starz, baseada no livro homônimo de Neil Gaiman. O livro, de 2001, já foi publicado por aqui diversas vezes, sendo que a edição mais recente é da Editora Intrinseca, que reeditou diversos livros do autor, mundialmente conhecido por Sandman (e por alguns dos melhores episódios de Dr. Who).

Neil Gaiman e American Gods

A história de Deuses Americanos, sem muitos spoilers, trata de uma guerra entre os deuses antigos, clássicos, tradicionais, e os novos deuses, que surgiram da nossa idolatria à tecnologia, às estradas, à televisão, por exemplo. O livro segue Shadow Moon, contratado por Wednesday, para ser seu guarda-costas, o que acaba envolvendo-o nesse mundo.

É o meu atual livro de cabeceira, do lado de Perdido em Marte, que parece interminável.

Como eu disse, Neil Gaiman é muito conhecido por aqui em razão de seu trabalho em Sandman, da Vertigo, selo adulto da DC Comics, também responsável pela publicação de Preacher e Lúcifer, outros dois títulos que foram publicados aqui no Brasil. O autor, britânico, também é um grande aficionado por mitologia, sendo que a sua publicação mais recente em território nacional é um livro sobre Mitologia Nórdica (com esse título, inclusive).

A estreia da série está marcada para 30 de abril de 2017.


É isso aí galera, espero que curtam!

E hoje tem enquete: que jogo, de todos que eu já falei até hoje, vocês gostariam de me assistir jogando?

Como sempre, bom jogo a todos!!!