OanosFala galera!!! Nessa semana gostosa, de retorno do carnaval, também completamos SEIS MESES de Retro Game Club!!! Viva!!!

E, em comemoração, vamos fazer uma coluna especial, com indicação de vários e vários jogos, praticamente todos com alguma ligação direta com outras mídias, e por isso o formato da coluna essa semana (e na próxima, como vocês devem ter notado, pelo “parte 01” ali no título, hehehe) será um pouco diferente, com as indicações de jogos e filmes, animês, livros ou mangás, intercaladas entre si.


Mas são jogos especiais. Vamos falar de alguns jogos retrô (e um ou outro nem tanto), exclusivos do Japão. Ou seja, esses jogos, apesar de valerem muito a pena serem jogados, só estão acessíveis através de emulação ou de importação.

Os jogos que pretendo falar nessa semana sequer possuem tradução feitas por fãs, situação relativamente comum com jogos expoentes e que tenham sido lançado somente no pequeno país asiático.

Mais um detalhe importante: todos os jogos são independentes de idioma, então podem ser jogados tranquilamente (ou quase), mesmo sem o conhecimento da língua (de qualquer língua, na verdade, hehehe).


A primeira série que vamos indicar hoje é Another Century’s Episode – A.C.E.

A.C.E. 1
Another Century’s Episode 1

A série, desenvolvida pela FROM Software (ela mesma, de Dark Souls e Bloodborne), e publicada pela Banpresto é composta por 05 jogos, com o primeiro tendo sido lançado para PS2 em 2005, e mais duas sequências, além de um jogo para PSP, e o mais recente (e, segundo os reviews, o pior jogo da série), Another Century’s Episode R, para PS3, em 2010.

Tratam-se de jogos de ação, na qual o jogador controla um robô gigante em combates terrestres e espaciais. O grande diferencial do jogo é que além de um ou outro robô original, os demais são todos robôs de séries de anime famosas do Japão. Gundam (de diversas temporadas diferentes), Mazinger Z, Macross, Overman King Gainer, Eureka Seven, Getter Robo, e muitos outros.

Overman King Gainer em A.C.E. 3
Overman King Gainer em A.C.E. 3

A jogabilidade é muito parecida com a de Zone of the Enders, e os jogos são muito divertidos. Segue um vídeo de gameplay com Nirvash, de Eureka Seven, em Another Century’s Episode 3, de PS2:


E outro vídeo com um Valkyrie de Macross, em A.C.E. 3 também:


Alguns dos mechas presentes na série vêm de alguns animes bem obscuros. Um dos mais estranhos, e exóticos, é, com certeza, Brain Powerd (aviso – quase nenhum robô gigante, mas personagens de anime nuas no vídeo, então NSFW, mas, de qualquer forma, o anime é bem estranho mesmo).

Outro é Overman King Gainer, também conhecido como o anime com o robô de dreadlocks (sim):

https://www.youtube.com/watch?v=Q9K0n2awSqM


Fiquem também com a abertura de Getter Robo, cujo robô gigante está presente em Another Century’s Episode 3 (Getter Robo é violento que dói contra os monstros, dá até pena deles):

https://www.youtube.com/watch?v=Nhjds5BtY68


Mantendo no tema dos robôs gigantes, agora vou falar do game que considero o melhor jogo de ação de robôs já feito. Sim, considero ele melhor que ZOE 2, que é tido como o pináculo do gênero.

O jogo é Soukou Kihei Votoms, para PS2, da Bandai e Yuke’s Co.

A série Armored Trooper Votoms, além de possui pelo menos meia dúzia de jogos, e de ter aparecido em mais meia dúzia, conta com mais diversas light novels, bem como mais de dez séries de anime diferentes, sendo que a primeira, e cujo jogo reconta a história, foi transmitida entre 1983 e 1984, e conta com mais de cinquenta episódios.

A abertura que vocês veem no vídeo é idêntica à do anime original, apenas recriada em 3D. Segue mais um vídeo com a jogabilidade do jogo, que, como disse, acho uma das melhores gameplays de jogos de robô gigantes já criada.


 

E aqui vai uma cena de um dos OVAs da série original. É um ótimo anime de mechas militares, mais hard sci-fi do que Super Robo:


Bom galera, por hoje é só. Semana que vem teremos robôs gigantes (sério, mais?), Kamen Rider, Ultraman e gangues de rua. Além disso, pretendo falar um pouco de fan translations, e talvez indicar algum RPG, hehehe.

E por fim, não deixem de ler e comentar no review do melhor game de uma das maiores (e mais exóticas) séries de shooters on-rails já lançada, Panzer Dragoon Saga, escrita pelo nosso amigo Dark Bahamut.

Espero que curtam, e como sempre, bom jogo a todos!