Opa! Mais um Divã do Jonny, de número 7 que é pra dar sorte e trazer energia. E se você é novato por aqui no RPG, saiba que este é um espaço quase como se fosse um diário, um momento onde compartilho alguma opinião, impressões de alguma mídia que tenha consumido recentemente ou de algo corriqueiro que me tocou de alguma a forma a ponto de estimular a escrever e dividir algo sobre isso com vocês. E aproveitando essa nova cara do RPG (tá lindão, né?) eu trouxe um tema que estava adiando há um certo tempo: a toxicidade em nossas comunidades gamers. 

Overwatch é um dos games que têm sofrido com o aumento de toxicidade de sua comunidade.

Bom! Comecemos com o básico. Você sabe o que é uma comunidade, certo? Trata-se de um grupo de pessoas, uma célula social que compartilha interesses, identidade, regras e valores semelhantes. Seu bairro é uma comunidade. Seu trabalho é uma comunidade. Seu grupo de whatsapp favorito é uma comunidade. O Rodando Planeta Gamer é uma comunidade. E claro, o seu game favorito é, veja só, composto por uma comunidade também. Pois, de forma resumida e como já dito, comunidade é um grupo de pessoas com interesses em comum.

Você deve saber que “tóxico” é algo nocivo, algo que prejudica seu organismo. Então, imagine que estas suas comunidades são um “organismo”, logo, toxicidade gamer é tratado comumente como um comportamento por um individuo ou vários deles que prejudicam a comunidade gamer de alguma forma.

Havia pensando em escrever sobre isso quando em uma partida de Overwatch, o popular game FPS da Blizzard que tem como principal mote, justamente o jogo em grupo, a troca de informações, experiências e comunicação intensa. Eis que em uma partida rankeada com um grupo de colegas (desconhecidos) da comunidade eu desejei no chat de texto um singelo “Boa Noite!”.

“Boa Noite pra quem?” – questionou um. “Vai tomar no **!” – Explanou o segundo de forma bem “educada”. “Cala a boca e joga” – finalizou o (a) terceiro (a).

Assim foram, de forma gratuita, as respostas a um “Boa noite”. Este foi o exemplo mais gritante que posso dar, afinal, este ainda não faz sentido pra mim até hoje. Qual a razão de ser agressivo, deseducado, logo, tóxico a uma saudação? Não havia sido por uma participação ruim na partida, não havia sido por uma sugestão de composição ou uma reclamação de que o role “x” não estava cumprindo seu papel. E ainda que qualquer um destes tivesse sido o caso, uma sugestão educada, uma saudação ou uma participação ruim não deveria ser tratada com tamanha agressividade. “Ain Jonny! Como você é sensível!”. Amigo(a) se você está pensando assim, pode ser que você seja um dos que contribuam pra toxicidade de sua comunidade gamer, afinal, neste caso específico, dos games, o objetivo deveria ser a diversão e a troca de experiências, certo? Como este comportamento está contribuindo com este objetivo de se divertir?

Sabe aquele “Rage Quit” (“saída de raiva”) em Street Fighter V que você já pensou fazer(ou fez)? É tóxico pra sua comunidade!

Há outras formas de toxicidade e que não contribui para que a comunidade se desenvolva de forma saudável: sabe aquele rage quit que você já pensou em dar (ou deu)? É tóxico. Você tá prejudicando seu adversário e ferindo o espírito desportivo da brincadeira. Mas, há formas ainda piores que apenas prejudicar seu colega de time ou seu adversário, a agressão e assédio a mulheres da comunidade ou um comportamento machista também não é saudável pro seu game favorito. A escolha de um personagem que não contribuirá para o time (composição) de forma intencional com o objetivo de prejudicar sua própria equipe ou fazer uma “trolada” é uma das formas de ser tóxico também, entre tantas outras.

Enfim, desentendimentos em qualquer comunidade ou grupo social é comum. O “problema” não é na comunidade em si, mas, em uma parte dela: o ser humano. O individuo. Onde estão estes maravilhosos seres (nós! .o/) haverá complexidade, diferença e conflitos. Mas, a proposta deste texto é fazer com que você reflita se você é um destes que está prejudicando o game que você tanto curte. E se não for também, como está contribuindo para fazer sua comunidade gamer um local mais agradável para todos?

Observe e se policie se você está sendo útil ou está apenas querendo ferrar teu grupo por qualquer motivo pessoal que seja (nome disso é egoísmo). Talvez não jogar neste dia ou dar um tempo no game que está mais te estressando que te divertindo pode ser uma forma de contribuir também. Mas, te convido a ir além dos games e reflita se o seu comportamento não está comprometendo alguma outra comunidade da qual faça parte. 😉

Agora o poder é de vocês! Participe nos comentários e divida sua experiência de toxicidade em seu jogo favorito e ajude a nossa comunidade, o RPG, a refletir, amadurecer e crescer sobre o assunto.