Em 2016 o pesquisador Akira O’Connor apresentou seu então trabalho mais recente sobre a mente humana1. A análise tenta explicar como uma falha no sistema cognitivo faz com que uma pessoa tenha a impressão de já ter vivido o momento presente, e realizou experimentos em que as pessoas se submetiam a associações de palavras para que houvesse a sensação de que algo que nunca foi dito, havia sido mencionado. Déjà Vu. É o gosto que fica após a conferência da Sony em 2017.

A dona da marca playstation pagou o preço de em 2016 dedicar a apresentação à títulos que ainda tinham um longo caminho de desenvolvimento. Tivemos várias demonstrações interessantes, mas nenhuma surpresa como é esperado em um evento como a E3.

O ritmo de apresentação foi interessante, com apenas duas aparições no palco e todo o restante do tempo uma sequência de trailers e demonstrações. Apesar de ser um modelo bem dinâmico, não justifica toda a pompa do evento, era algo que poderia ser transmitido nos moldes do Nintendo Direct sem nenhuma perda. Apesar da dinâmica aparentemente ser boa para alguns casos, temos que lembrar que a E3 é um evento voltado para o mercado geral de games, e algumas intervenções com comentários  de desenvolvedores poderiam dar mais riqueza para a conferência.

Sem mais, vamos ver o que há de novo sobre o que já foi visto.

Repeteco, ou quase

Como em 2016, a conferência é aberta por música, mas sem o poder de uma orquestra para acompanhar toda a conferência como havia feito antes.

 


Entra o novo trailer da história de Uncharted: The Lost Legacy. Chloe e Nadine são o destaque da primeira aventura com outro protagonista na franquia. O game tem data prevista para 22 de agosto.


Em sequência, é anunciado o DLC de Horizon: Zero Dawn. Na expansão Aloy viaja para terras geladas, com ambientes belos como vistos no game original. The Frozen Wilds sai ainda esse ano, mas sem data confirmada.

https://www.youtube.com/watch?v=J5xsS1WZA54


É a vez de uma demonstração de Days Gone. O game da Bend apresenta bons gráficos, uma sequência com motocicleta e exemplos de como usar o ambiente para atrair hordas de zumbis e usa-las a seu favor. O jogo é interessante, mas nada surpreendente ou revolucionário aqui.


O trailer de Monster Hunter World deve empolgar fãs da série e o lançamento para início de 2018 é atraente. É Monster Hunter, você sabe o que esperar.


Retorno dos gigantes

E então o momento que pessoalmente mais me deu emoção em toda conferência: Remake Shadow of The Colossus. Sabemos que o jogo não atingiu todo seu potencial na versão original de Playstation 2 por limitações de hardware, o que melhorou um pouco na versão HD no Playstation 3 mas nada como o que foi apresentado. É bom, mas definitivamente não é o anúncio que levanta a E3.

Trailers, demonstrações e VR

Durante a apresentação da Sony pudemos ver trailers de Marvel vs Capcom: InfiniteCall of Duty: WWII, e uma série de jogos com suporte a VR, incluindo Skyrim e até Final Fantasy XV — pesca em Final Fantasy XV. Nas que não pudesse ter sido informado em um release de imprensa durante qualquer época do ano. Esperamos mais da E3.

 


God of War

Voltando ao que realmente interessa, foi apresentada uma nova demonstração de God of War. Nela podemos ver mais do gameplay e sistema de combate, assim como ver um lado mais calmo e sensível de Kratos. O jogo está previsto para início de 2018 e é um dos títulos mais antecipados para Playstation 4 no ano.


Detroit: Become Human

O novo game da Quantic Dream tem um novo trailer mostrando a revolta dos androids contra a exploração humana. A história é interessante, e a produtora tem um histórico de boa execução no gênero e a liberdade de escolhas durante a trama. Se você gosta dos títulos da QD, provavelmente não vai se decepcionar com Detroit, agora se games como Heavy Rain e Beyond Two Souls nunca te agradaram talvez não seja Detroit que irá mudar sua opinião.


Spider-man

Para fechar a conferência, temos uma longa demonstração do exclusivo game do aracnídeo da marvel para Playstation 4. A ação cinematográfica lembra a série Uncharted e o sistema de combate parece ter se aproveitado das excelentes ideias da série Arkham e adaptado para o universo e habilidades do aranha. Apesar da demonstração seguir de forma linear, os produtores já informaram que o game terá um mundo aberto a ser explorado. A previsão de lançamento é já em 2018.


Cadê o Hype, Sony?

Pessoalmente, gosto da E3 para grandes anúncios no palco, aqueles que te fazem pular da cadeira e gritar, algo como o que era tradição das conferências da marca Playstation. Onde está The Last of Us 2? Final Fantasy VII Remake? Alguma IP nova impactante? Algum retorno que não seja remake de game que estava disponível nas duas últimas gerações?

Em 2017 a Sony mostrou muitas coisas novas, sobre projetos que já eram conhecidos pelo público, é algo que poderia ser facilmente coberto em um evento digital em qualquer outra data como um Nintendo Direct ou apenas lançando releases durante o ano. Me senti decepcionado apesar de algumas demonstrações me agradarem, esperava muito mais emoção. O jeito é esperar até 2018, como a maioria dos títulos já vai estar nas prateleiras ou a caminho delas, será obrigatório mostrar algo novo. Só vamos torcer para que a novidade não seja apenas uma revisão de hardware.

1 Investigating the role of assessment method on reports of déjà vu and tip-of-the-tongue states during standard recognition tests http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0154334