Fala galera!!! Estamos aí, finalmente, a poucos dias do Halloween.

Outubro é sempre um mês especial, um mês para injetarmos um pouco de caos (e diversão) nas nossas vidas. Nesse ano estou assistindo Ash Vs. Evil Dead, Candyman, Buffy (hehehe), e essa semana terminei Lollipop Chainsaw, um jogo novo demais para ser citado aqui, hehehehe.

O tema de hoje é cultos malignos (tivemos também poderes psíquicos e assassino mascarado), mais precisamente, os Aristocratas do Crayon Vermelho. Mas, mais profundo que isso, o tema de hoje é horror psicológico, um dos estilos de terror que eu acho mais intrigante de todos. Sujo, (geralmente) mais realista, e aquela impressão incômoda que tudo o que aconteceu pode acontecer de verdade. Isso é terror psicológico para mim.

O jogo da semana é:

Rule of Rose

jogo-rule-of-rose

Rule of Rose é um jogo de terror japonês de 2006, bem próximo do final do ciclo de desenvolvimento do PS2 (o PS3 foi lançado poucos meses depois do lançamento americano do jogo), desenvolvido pela Punchline, e publicado pela própria Sony no Japão, e pela Atlus nos Estados Unidos.

latest

Trata-se de um jogo de terror psicológico, com uma jogabilidade tradicional de survival horror, na qual o jogador deve basicamente resolver quebra-cabeças e enfrentar uns (poucos) inimigos.

latest

Rule of Rose conta a história de Jennifer, uma jovem órfã na Inglaterra dos anos 30, em sua jornada contra os líderes do orfanato, os Aristocratas do Crayon Vermelho, comandado pela princesa e pelo príncipe da Rosa Vermelha, e seus súditos, em uma visão infantil e deturpada (além de bastante violenta e visceral) da divisão de classes inglesa da época.

maxresdefault

O orfanato é todo controlado pelas próprias crianças, o que o leva a ser um ambiente profundamente opressivo e cruel, além de sujo, e perturbador.

Rule of Rose enfrentou várias polêmicas na época de seu lançamento, principalmente pela sua violência envolvendo crianças, e alguns temas sexuais implícitos nos personagens e na história (inclusive de abuso, e início da puberdade).


O estúdio Punchline foi contratado diretamente pela Sony (o que faz o jogo ser, na verdade, um second-party) para desenvolver um jogo de terror para o PS2. Os desenvolvedores decidiram então fazer um jogo de terror com um tema diferente do tradicional, se inspirando nos contos de fada infantis dos irmãos Grimm.


O Senhor das Moscas é uma das histórias da literatura ocidental com a maior parte de pontos de contato com Rule of Rose, apesar de, segundo os desenvolvedores, não ter sido uma das inspirações principais do jogo.

Uma das edições nacionais do livro
Uma das edições nacionais do livro

O Senhor das Moscas também foi adaptado em dois filmes, lançados em 1963:

lord-of-the-flies-620x465

E 1990:


E também uma música do Iron Maiden, do disco X-Factor (e não deixem de curtir o Ouvindo Games dessa semana):


É isso aí galera, espero que curtam, e, como sempre, bom jogo a todos!