Sorrateiro como um ninja o Ouvindo Games volta sem você perceber. Mas, não aparece novamente de qualquer forma. Aparece de forma retubante. De forma esplendorosa. Digamos, épica! E por falar nessa doce palavra que tantos gamers adoram entoar em suas bocas como se fossem as mais deliciosas poesias a serem recitadas de forma a gloriar a si mesmos de seus grandes feitos, essa coluna chega afim de trazer os mais deliciosos temas dos games épicos.

Mas, antes de permitirmos que nossos ouvidos se deliciem nas canções abaixo selecionadas, de forma preferencial por este que vos escreve, vamos definir o que é “épico” para que você saiba o que quero compreender neste tema. E sim! Isso é um TOP. Adorados e odiados por fãs. Afinal, é impossível agradar a todos, portanto, me julguem e escolham as suas favoritas também nos comentários. Qual tema épico é mais épico que as grandes epopeias auditivas aqui selecionadas? Só você pode definir.

Segundo os maravilhosos dicionários: “Épico” é  Referente a epopeia. “Ok, Jonny! Acompanhei até aqui. Mas, posso ter me perdido, afinal, epopeia ainda me deixa vago no que seria algo épico”. Nada tema fiel leitor ávido por algumas deliciosas músicas que te remeterão as mais deliciosas aventuras gamísticas, pois, epopeia nada mais é que um “poema longo sobre acontecimento histórico de grande relevância”.

“Uauuuu, Jonny!!! Quer dizer que um videogame épico pode ser descrito como uma grande aventura de relevância única, histórica e considerado longo?”. Bom! Você pode ver que segundo os dicionários pode ser sim. Mesmo que os videogames não sejam necessariamente poemas. Mas, ainda assim você os encara muitas vezes como narrativas interativas, não é mesmo?

Sendo assim, tendo definido nossos termos, vamos a minha mutável, por razões cronológicas, ainda estou vivo, seleção de temas épicos dos games.

Main Theme Doom 2016

Ok! Posso estar seduzido pela minha recente aventura infernal do fantástico Doom 2016 (Doom 4)! Pois a grande verdade é que de fato estou. Terminei recentemente o game e estou muito contente com a experiência frenética proporcionada. Uma digna aventura Doom como sempre desejamos. Se você já apertou “play” no player acima como o esperado para quem lê estas linhas, você já está compreendendo a razão de tanto valor épico. Doom 2016 viaja pelas épocas e nos remete a um tempo onde disquetes de “fabulosos” 1,44 Mb nos transportava para infernos criveis. Ainda que fossem muitos disquetes, mas, bem, você compreendeu. E se por épico considerar viagens longas onde supera-se grandes adversidades, que tal você ser um único homem contra uma grande horda insana de demônios sedentos pela sua morte? Convencido (a)? Então deixe o tema hard rock entrar em seus ouvidos e pegue sua shotgun, sua serra elétrica e prepare-se para decepar um grande e gordo diabo rosa que surgir em sua frente. Ahhh! Poucas coisas são tão saborosas como essa. Ainda mais em gráficos de nova geração e com gameplay refinada e adequada aos novos tempos.

Main Theme Dragon Age Inquisition

Senhor dos Anéis. Certo! Sua mente se encheu de memórias importantes. Apertou o play, né? Que bom! E se chegou até aqui, enquanto escuta o tema, já percebeu a que o início desse parágrafo se remete. Repito: Senhor dos Anéis. Este tema delicioso te leva a uma aventura grandiosa e importante dos games onde você está cercado por anões, elfos, humanos gananciosos e corruptos, magos poderosos e dragões. Coloque sua armadura, traga o arco e suas flechas e a mais poderosa espada que puder, pois, você não está na Terra Média, mas, em um terra tão parecida e deliciosa quanto àquela. Fabuloso!

Main Theme The Witcher 3 – Sword of Destiny

Em algumas aventuras que você experimentou já podem ter te falado que bruxos são “não trouxas”. Naturalmente aptos à magia. Dispostos a usar suas habilidades para o bem. Talvez para o mal. Mas, aqui não. Temos quase uma épica aventura nórdica onde um homem com muitas cicatrizes e de cabelos completamente alvos é o grande herói. Gerald faz de suas aventuras algo mais que extraordinário. Ele te transporta direto para uma época onde você deve ser um homem adulto dentro de um universo completamente politizado, cheio de intrigas, monstros gigantes e muitas mulheres dispostas a passar seus dedos por suas diversas cicatrizes (e outros lugares também). Você é Geralt de Rivia, o bruxo que mata por dinheiro. As vezes para ajudar os outros. As vezes para resolver impasses políticos. Mas, invariavelmente para levar alguma mulher para cama. E nada é mais épico que isso.

Baba Yetu – Main Theme Civilization IV

Aqui chegamos em um momento único para mim. Poucos temas em qualquer mídia mexe comigo mais que os temas de um grande filme da infância: O Rei Leão. Claramente africano como as músicas compostas para o filme da Disney, Baba Yetu consegue ser ainda mais profundo. Além de ter vencido diversos prêmios, a canção é entonado no idioma Suaíli (Swahili). A letra da canção representa o “Pai Nosso”. E mais uma vez remetendo ao filme da Disney que consegue ser épico e praticamente religioso temos uma das canções mais épicas já entoadas em qualquer game. Difícil mesmo é ouvir essa bela música e não se arrepiar. Ela é fantástica, pois, em diversas camadas representa a evolução do homem através dos tempos. Através de sua espiritualidade. Perfeita para encarnar o que seu videojogo representa.

Skyrim Theme Song – Dovahkiin Song

Com tantas músicas boas e queridas é realmente difícil chegar em uma favorita. Mas, o tema de Skyrim consegue sobrar. E ainda que seja o único game dessa lista que eu não joguei, ela é soberba por si própria. Um tema que se vende sozinho. Independe de qualquer outra mídia para se estabelecer. Ela é tão poderosa que convence a comprar a versão “Deluxe” do game mesmo sem nunca o ter jogado (meu caso). Nitidamente nórdico ele te leva a regiões gélidas onde a lei da espada e das magias reinam. Você não precisa testar pra saber. Você está lá só de ouvir o tema. E se entrega. Afinal é seu dever. Combater qualquer um, combater e dominar dragões é seu dever. É sua honra. Você não tem dúvidas. A música está te empurrando desde o início a cumprir o seu dever. E um homem honrado não nega sua palavra. Não vira às costas à sua honra. Ele faz o que tem que fazer. Ele derrota e domina dragões. Essa música é sobre isso. Sobre força. Sobre cumprir o seu chamado. Sobre respeitar o que você é!

Bonus

Ok! Percebe-se que Baba Yetu mexeu contigo. Até agora você não sabe se é pela similaridade com o tema de “O Gladiador” ou pelo mais óbvio: a canção é realmente fantástica. Mas, que tal ouvi-la entoada por um grande coral de diversidade étnica? Abaixo temos uma bela execução da mesma música em um belo clipe. Você deveria assistir: