Fala galera!!!

Percebi que o pessoal curte um bom filme e jogo de artes marciais!!! Com o jogo vamos explorar um gênero que também é muito rico, tanto nos games, quanto nos filmes e até mesmo em suas músicas.

Infelizmente, o jogo de hoje não é de graça, hehehe, mas é baratinho também, então quem não conhece também vai poder curtir sem machucar o bolso. Mas, é triste que a versão mais interessante do jogo não pode mais ser facilmente encontrada hoje em dia, e vocês vão entender o porquê.

O jogo da semana é:


OutlawsLucasArtsBoxCover
Outlaws

Outlaws foi lançado em 1997, para PC, desenvolvido e publicado pela Lucasarts. É um jogo de tiro em primeira, com a temática de faroeste. É muito curioso que a maioria dos jogos lançados com tal temática (que provavelmente vai aparecer por aqui de novo) conseguem ser, em sua maioria, muito bons.

Six-Shooter
Six-Shooter

Outlaws é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido usando a mesma engine de Star Wars: Dark Forces (que também vai ter que aparecer por aqui qualquer dia desses), que acompanha a história do Xerife James Anderson, em sua busca por sua filha, sequestrada.

Saloon
Saloon

Um dos grandes diferenciais de Outlaws, além de ser um jogo de tiro muito bom, cheio de easter eggs, e com uma ótima história, é que, quando foi lançado aqui no Brasil, ele veio 100% dublado (em 1997!), e muito bem dublado, diga-se de passagem, melhor que muito jogo mais recente aí. Que fique aí o gostinho para vocês:

Como eu disse, infelizmente, a versão dublada não pode ser mais encontrada à venda, digitalmente. Apesar do jogo originalmente não funcionar muito bem nos computadores de hoje em dia, a engine recebeu um update em 2001 que facilitou sua adaptação para sistemas operacionais mais recentes, e atualmente, o jogo (original, em inglês) pode ser encontrado à venda no GOG, por apenas dois dólares.

Outro destaque de Outlaws é sua trilha sonora, que costuma ser sempre um dos destaques em obras ambientadas no Oeste Americano.


E é de música que vamos falar agora.

Semana passada falamos de RZA, então essa semana não podemos deixar de falar de alguém que ao mesmo tempo produz algo tão distante de hip-hop, e ao mesmo tempo tão próximo (o que, não acredita em mim? Dê uma comparada na trilha do próprio The Man with The Iron Fists com o que eu vou postar agora), Ennio Morricone.


Ennio Morricone é um compositor, orquestrador, condutor e trompetista italiano nascido em 1928, e que escreveu músicas para mais de 500 obras diferentes.

Seus trabalhos mais famosos são com certeza aqueles realizados em parceria com Sergio Leone, diretor italiano que ressuscitou os filmes de faroeste nos Estados Unidos (sim! Quando Sergio Leone apareceu, o gênero estava tão saturado que ninguém aguentava mais os filmes e séries norte-americanos de faroeste. Ele foi tipo Homem de Ferro 1 para os filmes de Western).


E falando em Sergio Leone, não posso deixar de indicar aqui a trilogia do Homem sem Nome, também conhecida por Trilogia do Dólar.

É formada por Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais, e por Três Homens em Conflito/O Bom, o Mau, e o Feio. São três filmes sem nenhuma conexão aparente, além da personagem vivida por Clint Eastwood, o homem sem nome.

Vou indicar aqui para vocês assistirem Por um Punhado de Dólares, apesar de que Três Homens em Conflito ser com certeza o filme mais famoso da trilogia. Vocês já vão entender porque.


Por que, vocês perguntam? Quem aqui assisitr a minha próxima indicação entenderá.

Fiquem com Yojimbo.

Como Star Wars faria, alguns anos mais tarde, o cinema western tomou como inspirações o cinema japonês, em especial as histórias de samurai de Akira Kurosawa. Yojimbo/Por um Punhado de Dólares mostra muito bem como essa relação funcionava.


Foi tão longe que Toshiro Mifune, um dos principais atores de Akira Kurosawa, veio a participar do filme Sol Vermelho, com Charles Bronson (norte-americano), Alain Delon (francês) e Ursula Andress (suíça, a primeira Bond Girl).

Sol Vermelho
Sol Vermelho

Por fim, para vocês entenderem a influência do gênero na cultura cinematográfica, fiquem com o episódio 16 de Cybercop: Os Policiais de Futuro.

https://youtu.be/Tl5-v2Xa2RA


É isso aí galera, espero que curtam as indicações, e, como sempre, bom jogo a todos!