Feliz dia das crianças! E comemorando a especial data venho recomendar games para os mobiles. Atualmente a plataforma mais adorada dos miúdos de 2 a 17 anos. Não sabia, não? Pois é! Os games para mobiles são os favoritos desta faixa etária, segundo pesquisa feita por instituto norte americano. Discutimos de forma sadia e saborosa as mudanças que isso pode acarretar no mercado em nosso RPG Cast #13. Se você é avesso aos games mobiles escute o episódio para saber se você deve se preocupar ou não. Agora, se você, assim como eu, já é um adepto dos jogos para nossos poderosos celulares fique atento a esta lista pessoal de recomendações. Joguei todos os games abaixo e atesto todos como bons produtos e com elevada qualidade. Aproveite o guia que demonstra se ele está disponível para sua plataforma (iOS | Android OS | Windows Phone) e também qual o nível de exigência (Exigente | Moderado | Baixo) que o game pede de seu celular. A lista abrange vários gostos e atende a muitos estilos, então, aproveite o feriado para abrir o seu coração hardcore e conservador para os atuais queridinhos do mercado.

* A lista não é um top, ou seja, os games não estão em ordem de preferência. Todos os games da lista são gratuitos para jogar.

Carcará – Asas da Justiça

Disponível em: iOS | Android OS | Windows (PC) | Mac | Linux

Nível de exigência: Moderado

Carcará – Asas da Justiça é descaradamente nitidamente inspirado na série Phoenix Wright. Entretanto, o destaque aqui é que o game é feito por um estúdio brasileiro e que demonstrou habilidade para fazer com que o jogo tivesse um equilíbrio interessante entre desafio, humor e identidade. Tal qual a série em que o game se inspirou. Conte também com informações reais sobre defesa do consumidor e referências aos sotaques e piadas brasileiras.

Dungeon Hunter 5

Disponível em: iOS | Android OS | Windows Phone

Nível de exigência: Exigente

Talvez você já tenha ouvido falar em Diablo. Possivelmente conhece Torchlight. Dungeon Hunter V é um game nos mesmos moldes que estes dois citados. O bacana aqui é que a Gameloft (produtora do game) possui um Know How de como produzir games para mobile que poucas empresas possuem. O game é intuitivo e a tela de toque quase não atrapalha, como se este estilo de jogo tivesse sido desenvolvido para celulares. Conte também com gráficos belos, dublagem em quase todas as falas dos personagens, legendas em português, toneladas de armas, upgrades e missões. Assim você tem um belo exemplar de ação RPG em mãos. Como defeito cito a necessidade de sempre estar online para jogar. Não é uma característica que combina com plataformas móveis.

Cut the Rope 2

Disponível em: iOS | Android OS | Windows Phone

Nível de exigência: Baixo

A simpática criatura verde que é fissurada por doces está de volta. Na sequência do elogiado Cut The Rope, há mais criaturas, novas formas de puzzles, cenários mais coloridos e bonitos e uma quantidade substancial de fases e desafios. Especialmente recomendado para quem gosta de quebra cabeças ou quem gosta de colocar os irmãos pequenos entretidos enquanto você precisa de um pouco de espaço.

Plants Versus Zombies 2

Disponível em: iOS | Android OS

Nível de exigência: Moderado

Só quem já jogou o sucesso Plants vs. Zombies pode entender como uma mecânica tão simples pode ser tão divertida. A sequência traz cenários diversos, novas plantas, gráficos mais bonitos e extremamente coloridos, muitos desafios, atualizações constantes (aumentando o fator replay) e, claro, novos tipos de zumbis. O game é muito bom, mas, como crítica cito o desnivelamento da dificuldade. Se no original tínhamos uma dificuldade mais amena, neste há fases que beiram o absurdo, deixando a entender que a empresa aumentou a dificuldade para estimular o uso de dinheiro real para vencer  os desafios mais cabeludos. Felizmente é possível conseguir power-ups jogando de graça. Só é mais demorado, como de costume do formato.

Pokémon Shuffle Mobile

Disponível em: iOS | Androis OS

Nível de exigência: Baixo

A Nintendo no celular, hein? Nunca pensei que viveria para ver isto. Mas, deu certo. MUITO certo. O game que já aportou também no 3DS consegue ser ainda mais bacana nos mobiles graças a uma tela de toque mais sensível e superior a do portátil. Gráficos simples, mas, bonitos e uma música leve ditam o ritmo deste quebra cabeças típico de “juntar três ou mais em uma mesma linha”. Claro, as dezenas de carismáticos Pokémons e a possibilidade de capturá-los deixa tudo mais divertido para os “completistas”. Como defeito é importante lembrar que os power-ups da versão mobile são mais caros (dinheiro in-game ou injetável) que da versão 3DS, mas, em compensação se o seu celular for de médio porte, você terá imagens mais claras, limpas e coloridas. Bem vinda aos mobiles, Nintendo.

Need For Speed No Limits

Disponível em: iOS | Android OS

Nível de exigência: Exigente

Um novo título para os mobiles da mais emblemática série de corridas. Se você assistiu o vídeo acima saiba de duas coisas: 1. Os gráficos em tempo real que aparecem ali são, pasmem, “reais”. O game realmente é bonito desta forma. Quem diria que chegaríamos a este nível, né?; e 2. Há apresentações gráficas superiores nos mobiles. Pois é! Se você não conhece a fundo o panorama mobile saiba que NfS NL podia ser mais bonito. Enfim, ainda assim o game é muito divertido (e belo) e ele tenta estimular casualidade com corridas mais breves. Outra característica, esta os fãs da franquia adoram, é a possibilidade de tunar e deixar seus carros da forma como você deseja, algo muito parecido com o que fizemos em nossos Playstations 2 em Underground. É possível disputar online contra outras pessoas também. O que deixa tudo mais interessante para aqueles que gostam de um desafio.

Fallout Shelter

Disponível em: iOS | Android OS

Nível de exigência: Moderado

Um divertido “gerenciador de vidas”. Fallout Shelter causou furor ao ser anunciado na E3 deste ano. Nele você cuida de todo um “Vault” para fazer com que seus moradores estejam cada vez mais felizes. Naturalmente, problemas aparecem com frequência para testar suas habilidades como gestor. Especialmente delicioso para aqueles que estão ansiosos por Fallout 4 , afinal, deu pra matar a saudade do estilo retrô, e para aqueles que gostam de games como Harvest Moon, Sim City e afins.

The Rythim of Fighters

Disponível em: iOS | Android OS

Nível de exigência: Moderado

Como o nome deixa claro é um jogo de ritmo. Aqui você escolhe seu “lutador”, seu suporte e encara seu adversário em um cenário da franquia The King of Fighters enquanto as belas e deliciosas canções da séries são tocadas. Quanto mais acertos seus, mais seu avatar irá bater em seu inimigo. O replay do game fica por conta de liberar novos personagens, suportes e claro, mais importante, novas canções. Divertido é pouco.

Sonic Runners

https://www.youtube.com/watch?v=_L0JSKN2_bo

Disponível em: iOS | Android OS

Nível de exigência: Moderado

Muito provavelmente você já deve ter jogado algum Endless Run. Trata-se daqueles games onde seu personagem corre automaticamente e infinitamente até que você caia em um buraco, seja atingido por um inimigo ou bata em algum obstáculo. Extremamente popular nos mobiles tendo até mesmo uma versão onde aparecem Cristiano Ronaldo e Hugo (!!!). Sim! Juntos (!!!). Sonic Runners é outro endless run. A diferença aqui é o carisma do personagem da SEGA e seus amigos e o fato de o game ser em 2D side scrolling, diferente da esmagadora maioria do estilo. Que por sinal, ficou bem bacana e bonito. Fora isso, o game conta com uma historinha para motivar você ir seguindo nos níveis ao tempo em que vai liberando novos personagens, power-ups e atingindo novas classificações na tabela.

Modern Combat 5: Blackout

Disponível em: iOS | Android OS | Windows Phone

Nível de exigência: Exigente

O “Exigente” acima deve ser levado em consideração. Isso se justifica, pois, Modern Combat 5 BlackOut é extremamente bonito. Ele impressiona com suas texturas, iluminação, sombras e filtros. O game é extremamente detalhado e realmente nos faz pensar aonde podemos chegar com tanta tecnologia. Mas, o game tem outros trunfos a despeito de seu nome genérico. Um modo campanha bacana e que frisa partidas rápidas (ei! estamos em um móvel) e um modo online competitivo desafiador. Prepare-se também para ficar de queixo caído como a jogabilidade consegue ser fluída e responsiva em uma tela de toque sem botões físicos. Em pouco tempo você já pegou o jeito. Naturalmente, prefiro controles físicos. Muito melhor que as telas de toque para controle total, entretanto, é notável o trabalho da Gameloft para fazer este quesito agradável e menos punitivo. Seguramente um dos melhores FPS dos mobiles.

HearthStone

Disponível em: iOS | Android OS | Windows (PC) | Mac

Nível de exigência: Moderado

HearthStone é provavelmente o melhor game para os mobiles. Sua premissa é completamente verdadeira: simples e divertido. Mas, ainda assim este jogo de cartas consegue ser muito profundo. Ele é simples para começar, demorado para dominar seu metagame e extremamente divertido no processo. Se você visita nosso Taverna deve conhece-lo já, pois, nossos visitantes estão falando do game com certa frequência. Indispensável e obrigatório em seu mobile.

N.O.V.A 3 Freedom Edition

Disponível em: iOS | Android OS | Windows Phone

Nível de exigência: Exigente

Mais um trabalho da Gameloft. Mais um FPS. Opa! Estes “mais um” podem denegrir N.O.V.A 3, na verdade, este é possivelmente o melhor FPS para um mobile. Imersivo. Belo. Com boa trilha. Campanha interessante. Modo online. Diálogos dublados. Legendas em português. Cheio de clímax. Armas diversas. Poderes diferentes. Ele até se dá ao luxo de ter uma boa história, veja só. Se o seu mobile é poderoso, você vai querer ter este game instalado. É imperdível. O HALO dos celulares.