Autor: Luiz Henrique

Ficha Técnica:

Doki Doki Literature Club!

Data de lançamento: 22 de setembro de 2017

Plataformas: Linux, Microsoft Windows, Mac OS Classic, macOS

Plataforma testada para a análise: Microsoft Windows

 

*****LIVRE DE SPOILERS!*****

Sucesso! Um sucesso inexplicável!(?)

Se você não viveu debaixo de uma pedra ou ficou sem internet pelos últimos dois ou três meses, você com certeza ouviu falar de Doki Doki Literature Club!. Foram mais de um milhão de downloads no Steam, incontáveis vídeos de youtubers famosos como PewDiePie e Markiplier, vídeos de reações ao jogo, teorias loucas e um quadrilhão de memes. Lançado em setembro de 2017 pelo até então desconhecido Team Salvato, DDLC! virou a internet de pernas para o ar.

Mas por quê?

Nota do Editor: DDLC! é um game focado em sua narrativa e roteiro. Por isso o destaque para “Livre de Spoilers” no início do texto, a postagem estar sem vídeo e as imagens apenas de suas personagens. Incontáveis análises e recomendações de players recomendam que você jogue o game sem assistir qualquer vídeo ou veja excesso de informações visuais ou textuais acerca dele.

É extremamente difícil falar de DDLC sem dar spoilers (mas não se preocupe, nós vamos tentar). O jogo, disponível gratuitamente no Steam, é uma visual novel, ou seja: uma experiência narrativa na qual a história é muito mais importante que a jogabilidade. Isso pode parecer estranho de início, então encare o jogo como um livro ou filme interativo, onde suas decisões afetam o rumo da história.

Aquele anime de sempre?! Definitivamente não

À primeira vista, DDLC parece um joguinho bobo com visual anime. A premissa também soa igualmente boba: um garoto ingressa em um clube de literatura com quatro lindas garotas, e deve tentar se aproximar de uma delas. As garotas parecem clichês tirados diretamente de um anime de escola: temos Sayori, a amiga de infância atrapalhada e adorável; Yuri, a nerd tímida e que ama ler; Natsuki, a tsundere, e Monika, a presidente do clube. Se você já assistiu algum anime na vida, deve ter reconhecido todos esses clichês em algum lugar.

O game não é recomendado para pessoas impressionáveis, ansiosas ou deprimidas

“Ok, mas como uma história bobinha de anime pode ser tão popular?”, você deve estar se perguntando, e vai se perguntar durante a primeira hora de jogo, pelo menos. Aos poucos, no entanto, DDLC revela uma faceta que jamais teria sido imaginada em um jogo com garotinhas de anime. Você começa a entender os inúmeros avisos na tela de início do jogo, de que DDLC é inapropriado para pessoas facilmente perturbáveis ou com histórico de depressão e ansiedade. A depressão, por sinal, é um tema abordado com uma maturidade e realismo surpreendentes. Os clichês de anime são desconstruídos com uma genialidade ímpar, e as personagens bobinhas se mostram muito mais complexas do que o jogador supunha inicialmente. Detalhes da história que passaram despercebidos ou pareceram insignificantes voltam com força total quando você menos espera.

E então, tudo vai pelos ares.

O primeiro ato termina com uma guinada de 180 graus em direção ao abismo, e tudo que você pensava que sabia sobre o jogo vai se desfazendo diante dos seus olhos. Então, o segundo ato torna claro os motivos dos avisos e a tag de “horror psicológico” na loja do Steam. DDLC leva o jogador a questionar a própria sanidade e a temer cada passo seguinte na história. Mesmo quem previu o plot twist do primeiro ato não poderia imaginar os rumos que a história tomaria no segundo.

Veredito

Se você está procurando um novo game para se divertir e relaxar, nós recomendamos jogar alguma outra coisa. Se o que você procura é uma história marcante e que vai te atormentar por dias, então nós do RPG nos sentimos na obrigação de reiterar o aviso dado no início de DDLC!: o game não é recomendado para pessoas impressionáveis, ansiosas ou deprimidas!

Doki Doki Literature Club! é gratuito e exclusivo para PC. Os requisitos para o game são mínimos, o que significa que ele pode ser jogado mesmo nas plataformas mais simples, com tradução em português feita por fãs. Venha logo para o clube de literatura e não fique aí pendurado sem entender por que a internet ainda não superou esse game.