E a E3 já está a toda. Você sabe disso e se visita o RPG diariamente já até está discutindo em nossos Tavernas sobre o assunto do momento pra quem gosta de um bom e velho joguinho de videogame: a maior conferência de games do mundo e as novidades que estaremos experimentando em algum tempo.

Podemos discutir a atual relevância do evento em outro momento, pois, o que importa hoje é falar sobre a conferência da Microsoft e trazer os vídeos do que melhor foi apresentado pra você ficar bem informado. Naturalmente, você já deve saber de quase tudo, pois, diferente de sites de games profissionais não temos equipe dedicada para só cobrir nosso hobby e teremos um “delay” em nosso conteúdo para as conferências. Entretanto, já fazem dois anos que cobrimos a E3 e não deixaremos esse ano ser diferente. Durante esta semana teremos ainda a nossa opinião sobre as conferências da Sony, Nintendo e estreando este ano a cobertura da PC Gaming Show. Os PCs não estão ganhando atenção na E3 de bobeira, não, e você vai conferir a razão disso. Visite o Rodando Planeta Gamer durante esta semana para ver nossa opinião e, por favor, trazer a sua também sobre as suas empresas favoritas e engrandecer nossas discussões.

Esperamos que se divirtam e bora Microsoft!

Apresentação

A apresentação da Microsoft foi em um cenário que não exagerou na megalomania (o Porsche não conta), mas, não poupou bom gosto e refinamento. O palco foi dividido em quatro áreas principais. Uma central, outra dianteira e duas laterais. Donde em momentos distintos da apresentação surgiam seus convidados para apresentar o que de melhor à empresa tem para este ano e o próximo. Esse layout permitiu dinamismo a cada “corte” de um título para outro. Iluminação e a forma como as telas interagiam com sonoplastia também denotou refinamento e bom gosto. Tudo isso encabeçado pelo carismático Phil Spencer, confiante e que possui relação interessante com o mercado e público brasileiro.

“O Console mais poderoso já feito”

Você já tem data para conhecer “o console mais poderoso já feito”, como assim promete a Microsoft: 7 de novembro. O carro chefe dessa nova investida da empresa foi apresentado demonstrando uma plataforma elegante, realmente poderosa em suas características e com muita pompa foi deixado claro que será em um console bem pequeno e cômodo.

Naturalmente, com a apresentação oficial, a plataforma deixa seu nome Scorpio de lado e ganha nome oficial: Xbox One X (lê-se: Equis Bocssi Uan Equis). Durante toda a apresentação da Microsoft era destacado que você poderá jogar todos os games a serem lançados para a família Xbox em qualquer console da série One, entretanto, a experiência máxima e toda a pompa dos 4K só será possível no outrora Scorpio. Se a audaciosa intenção da Microsoft se tornará um sucesso só o tempo dirá. Entretanto, fica cada vez mais visível em que(m) eles estão mirando. Os PCs tem ganhado, junto aos mobiles, cada vez mais notoriedade e sucesso. Uma parte disso deve-se a possibilidade de estas duas plataformas serem adaptáveis ao gosto e bolso do “freguês”.

Como os PCs é que tem sido o grande poderio para games e tem “acompanhado” e ditado a agilidade do mercado e sua vontade irrefutável por tecnologia, a Microsoft parece querer pegar aqueles que detestam as configurações e complicações de um “Master Race“, mas, que também não querem esperar o salto de toda uma nova geração. Parece que a megalomania de um Porsche no palco tem outro sentido: é nessa máquina que você vai voar de verdade. A grande promessa são gráficos absurdamente suaves e estonteantes na moda do momento: os tão almejados 4K.

Todo esse poder tem preço de 499 dólares

Pena isso ter um alto custo para o bolso brasileiro. Todo esse poder tem preço de 499 dólares. Você sabe que esse valor vai chegar aqui super inflado e, além disso, para desfrutar realmente deste titã você precisa de um aparelho televisor/monitor com suporte aos desejados 4k. Ainda que o novo One X se apresente como uma opção deveras interessante para aqueles que ainda não adquiriram um console de nova geração, isso vai demandar bastante da sua carteira.

Mas, convenhamos, você esperava andar em uma máquina como um Porsche… digo, um One X sem realmente ter um alto preço por isso? É o que a Microsoft parece querer que tiremos do One X.

2017

A Microsoft fez uma boa apresentação este ano, com os pés no chão e coerente. Sem exageros ou grandes IPs exclusivas que fizessem a platéia (e gamers) explodirem pelo hype, ela chamou a atenção por algo palpável: 2017. A empresa apresentou uma grande quantidade de games que poderão ser jogados em sua grande maioria ainda neste ano. Algo notável e digno de nota visto que estamos na metade do ano. Quando tirou “os pés do chão” ela não foi muito além e prometeu o restante daquilo que comporá sua gameteca ainda em 2018.

Sem exageros ou grandes IPs que fizessem a platéia (e gamers) explodirem pelo hype, ela chamou a atenção por algo palpável: 2017

E um grande chamariz ainda foi apresentado: a retrocompatibilidade com parte dos games que compunham o Xbox original estará chegando para a família Xbox One. E, convenhamos, qualquer gamer ama retrocompatibilidade.

Abaixo você confere alguns dos jogos demonstrados na conferência e naqueles que me impactaram terá uma breve opinião.

Forza Motorsport 7

Não sou muito fã de games de corrida. Mas, reconheço a força (rááááá!) que a série Forza tem pra galera que curte um Xbox. Mas, mais importante que um novo game da série, neste caso, é a demonstração absurda de gráficos deste trailer. Absurdamente detalhado e realmente belo. E olha que hoje em dia está ficando cada vez mais difícil quebrar expectativas com gráficos.

Metro Exodus

Metro Exodus foi mais um caso de exploração de potencial gráfico. Ok que o vídeo é extremamente scriptado, mas, convenhamos… Dammit! Isso realmente está bonito à beça. E como diz a promessa da Microsoft: em 4k só em um Xbox One X (ou PC).

State of Decay 2

Sea of Thieves

Ahhhhh! Um dia no mar. Esqueça a água linda. Esqueça os bonecos horrorosos. Esqueça os gráficos que não são mega lindos como os outros exemplos… Veja, parece que temos realmente um baita de um party game divertido aqui. Já sabem como aproveitar isso aqui, né? Com sua “tripulação” e bastante Rum (pra mim cerveja).

Crackdown 3

Nem mesmo Terry Crews e toda sua galhofa maravilhosa me fizeram “comprar” Crackdown 3. Mas, sabe, né? É uma opção a mais nunca é uma opção a menos.

Super Lucky’s Tale

O design genérico do protagonista desta importante e necessária investida pro público infantil não foi capaz de apagar uma boa imagem deixada: pode ser que a Microsoft consiga descolar um mascote pra sua marca. Vai depender do quão divertido o game for, pois, já vimos raposas com parte da cauda branca antes e também mascote da cor vermelha.

Ori and the Will of the Wisps

Um dos pontos altos da conferência da Microsoft. Eu. Você. Todo mundo ama um Metroidvania. Mas, quando a sequência de Ori é anunciada com gráficos ainda mais bonitos, com uma apresentação ao vivo de piano é realmente para parar e dar aquela arrepiada. Vem monstro!!!

Black Desert

Essa é pros nossos ouvintes de nossos podcasts: Jhosuan teve sua noite de glória, amigos! Enfim. Aleluia. Glória, glória. Black Desert chegará ao ocidente. Pra você que desconhece a série famosa pelos lados asiáticos é basicamente um MMORPG com inspirações cavalares de Monster Hunter e Skyrim… E você já entendeu: esse game vai ser viciante demais.

The Last Night

Pra mim um grande destaque e sem receber grande aval público. The Last Night é estupidamente lindo com sua mescla de gráficos pixelados, 3D e em meio a essa temática retro-futurista. Seguirei atentamente.

Cuphead

Continua lindo como da última vez que foi mostrado. Torcendo pra vender bem e termos mais opções assim no mercado.

Anthem

É, Bioware. Sua danadinha… Por qual razão você acha que alguém quer ser um “homem (mulher) de ferro” em um mundo aberto cooperativo extremamente bonito e com doses cavalares de ação? Alguém está fazendo a lição de casa direitinho e temos um hype bem gostoso pra hypear. Anthem entrou direto pra lista de games mais aguardados.