Fala galera!

Bom, já falamos de ninjas, os espiões orientais que assolavam o Japão feudal. Falamos de gladiadores, nobres guerreiros do império romano que viviam e morriam pelo sangue e pela areia das arenas, para a diversão e o entretenimento das massas, na famosa política romana do pão e circo.

E hoje, faltou o quê? Piratas, obviamente. Mas todo mundo curtiu tanto o tema, que vou sair um pouco do nosso formato (como já fiz, nossa, dezenas de vezes, hehehe) e não vou falar de um, nem de dois, mas de três jogos de piratas.

O primeiro jogo da semana é:

A Ilha da Garganta Cortada

maxresdefault

Cutthroat Island é um jogo de Game Boy, SNES, e Mega Drive, lançado em 1995, desenvolvido por Software Creations e publicado pela Acclaim Entertainment.

A versão de SNES desse jogo é, com certeza, o jogo de piratas que eu mais joguei na vida, pelo menos até o lançamento de Assassin’s Creed IV (não, eu com certeza joguei muito mais esse jogo do que AssCreed 4, hehehe).

cutthroat-island-game-1024x748

Trata-se de um sidescroller de ação, que pode ser jogado single player ou co-op, baseado no filme homônimo. São 10 níveis, com diversos inimigos diferentes, várias armas disponíveis para os personagens, além de itens como facas, pistolas e bombas. Só para constar, o jogo é muito difícil.


A Ilha da Garganta Cortada é um filme de piratas de 1995, estrelando Geena Davis, Matthew Modine (visto pela última vez em Stranger Things) e Frank Langella. O filme é conhecido por ter sido, atualizado com a inflação, como a maior bomba do box office norte-americano.

https://www.youtube.com/watch?v=zvzK7dz9qMI

Mas mesmo assim, a história da pirata Morgam Adams e sua tripulação a bordo do Morning Star, em busca do tesouro de seu pai Black Harry, e em fuga do seu tio Dawg Brown, para encontrar a famigerada Ilha da Garganta Cortada, é muito boa, eu adoro o filme. Ele foi elogiado pela crítica principalmente quanto à produção e as cenas de ação. É um filme muito divertido, e que eu (e meu pai, e minha família) já assistimos duzentas vezes, hehehe.

O segundo jogo da semana é:

The Pirates of the Dark Water

pirates

The Pirates of the Dark Water possui na verdade dois jogos, lançados relativamente simultaneamente, mas que são muito diferentes um do outro. Um beat’em’up, bem tradicional, nos idos de Punisher ou Cadillacs and Dinosaurs, desenvolvido internamente pela própria Sunsoft, que também publicou os dois jogos, para SNES:

E um sidescroller de plataforma para Mega Drive. O jogo foi desenvolvido pelo Team Iguana, que posteriormente iria se tornar um dos estúdios da Acclaim. Eu curti mais o jogo de Mega Drive, mas o jogo de SNES é mais bonito, e possui um jogabilidade mais evoluída, até pela diferença de estilos:


The Pirates of Dark Water (ou, Piratas das Águas Sombrias, aqui) é um desenho animado dos estúdios Hanna-Barbera, lançado em 1991, com 21 episódios.

O desenho conta a história dos piratas Ren, Tula e Ioz, na busca por 13 tesouros místicos capazes de parar o avança da maligna Dark Water, uma substância maligna que pretende devorar o mundo de Mer.

E o último jogo de hoje é:

Skies of Arcadia Legends

1-skies_of_arcadia_legends_logo-me

 

Skies of Arcadia Legends é um port, lançado em 2002, para Gamecube, do jogo original lançado para Dreamcast, lançado em 2000, e desenvolvido pela Overworks (mesma desenvolvedora de Shinobi, para PS2), com jogabilidade melhorada, gráficos melhores, e algumas outras adaptações.

skies-of-arcadia

O jogo conta a história do pirata do ar Vyse, sua amiga Aika, e o resto de sua tripulação, membros do Blue Rogues, em sua missão para impedir o império Valuan de ressuscitar armas de  destruição em massa, há muito tempo esquecidas.

skiesarcadialegends_2766

Trata-se de um jogo de RPG, sendo que as áreas são basicamente o Overworld, onde o jogador controla seu navio voador, combatendo criaturas que invadem o navio, mas também outros navios e criaturas gigantes em batalhas “navais”.

maxresdefault

E nas Dungeons, em busca de diversos artefatos. As batalhas são por turnos, mas o design do jogo me lembrou bastante os Zelda tridimensionais, especialmente por causa das dungeons. Estou avançando na história agora, e estou curtido, vou levá-lo até o final com certeza.


Um livro interessante sobre piratas do ar é a trilogia “A Viagem“, de Terry Brooks. São os primeiros livros de sua saga de Shannara (que possui no total mais de 30 livros) publicados aqui no Brasil.

befunkycollage


A série Shannara também foi adaptada para a televisão, pela MTV:

https://www.youtube.com/watch?v=mD6sCmOVsaE


E, por fim, o melhor filme de pirata de todos os tempos. Não sei o que dizer, só sentir.


É isso aí galera, espero que curtam, e, como sempre, bom jogo a todos!