Editorial Rodando Planeta Gamer

Semana passada um de nossos usuários, o estimado VieiraS2, movimentou uma de nossas colunas fixas trazendo uma importante contribuição: o Retro Achievements. A novidade movimentou discussão e vários de nossos visitantes já estão cadastrados e usando do feature para aumentar e ampliar sua diversão em suas jogatinas. Você, curioso ou visitante silencioso do RPG, pode estar se questionando do que se trata esta possibilidade que aumenta consideravelmente a gameplay de jogos clássicos como Sonic The Hedgehog (Mega Drive) ou até mesmo o inesquecível Super Mario World (SNES) oferecendo a eles os típicos “troféus” dos consoles atuais. E para sanar suas dúvidas de forma brilhante e em um delicioso texto convidamos o próprio Vieira para escrever para nós. Divirta-se com o texto e o mais importante, aprenda a se divertir ainda mais com seus clássicos que você já terminou dezenas de vezes. Mas, acredite, desta vez os desafios serão ainda maiores do que outrora.

A era das conquistas

Artigo escrito por: Abdias Vieira

Videogames sempre estiveram em torno de um objetivo: terminar as fases e no final salvar a princesa, sobreviver e escapar de uma cidade cheia de zumbis ou simplesmente conseguir o maior número de pontos. Não importa o game, os jogadores sempre tinham algo em busca.
Durante a maior parte da história dos games esses objetivos eram sempre localizados, conseguir o score mais alto era geralmente limitado por uma máquina de arcade ou a memória pouco estável de um cartucho.

Em 2005 a Microsoft adicionou a sua Xbox Live os Achievements, traduzido literalmente como Conquistas, eram desafios criados pelos próprios produtores que visavam aumentar a vida útil do game e dar uma motivação extra para jogá-lo. Os achievements da Live ainda tinham um sistema de pontos que aumentavam conforme mais conquistas eram desbloqueadas, e seus pontos são mostrados no seu perfil, como um gamerscore. Atualmente são naturalmente chamados de “cheevos” para simplificar a escrita da palavra.
A ideia foi bem-aceita pelo público e concorrência, logo o Steam e PSN também tinham seu sistema de conquistas, na PSN se caracteriza como Troféus, ranqueados entre Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme a dificuldade de consegui-los. Informalmente surge o termo “platinar” usado para identificar um game onde todos troféus estavam adquiridos.

Para os games antes da era

Hoje achievements são uma febre, “platinadores” e conquistadores são espécies em ascensão, completar o game que gosta é uma demonstração de amor, de habilidade, paciência e perseverança. Entretanto os jogos mais antigos, antes da sétima geração, não possuem essas conquistas. Com o intuito de consertar isso surge o Retro Achievements, um sistema todo criado de fãs para fãs com o objetivo de adicionar conquistas para os games clássicos.

img 1

Em meados de 2013 o retroachievements.org surgiu, com um grupo de jogadores amantes de clássicos e dedicados a causa o site está aos poucos crescendo, mais jogadores se cadastram e mais games ganham conquistas.

Como funciona

O sistema é a base emuladores baixados no próprio site, que funcionam de forma quase igual aos emuladores tradicionais.
Ao fazer cadastro no site é possível fazer login no emulador, com o login feito é só carregar a rom desejada e se houver conquistas para o game elas serão automaticamente carregadas, então é só jogar e conquistar.
Por padrão ao apertar ESC a overlay do site surgirá e nela você pode ver os achievements do game em detalhe. Uma outra tecla ou botão de um Pad pode ser configurado para ativar a overlay.

img 2

Overlay do Retro Achievements

Atualmente existem 6 plataformas clássicas disponíveis: NES, SNES, Mega Drive/Genesis, Game Boy Advance, Game Boy e PC Engine. Todas possuem uma vasta biblioteca de games com conquistas, com muitos games conhecidos ou não.

Os emuladores são versões open source de outros emuladores conhecidos. Para Mega Drive/Genesis é usado o Gens (onde sua versão com achievements é chamada RAGens), para SNES é usado o Snes9X (RASnes9X), Para os Gameboys é usado o Visual Boy Adcance (RAVBA), para NES é o FCEUX (RANes) e o RAPCengine para o PC Engine.

Futuramente será possível que mais consoles sejam adicionados: Master System, PSX e N64 podem estar nos planos dos desenvolvedores.

O processo de criar achievements é feito nos próprios emuladores pelos próprios usuários.

É só querer criar, estudar um pouco e nem precisa terminar, é possível que outro usuário complete o set da mesma forma que você pode colaborar no set de outro também, é uma ajuda mútua.

Criar achievements pode ser um processo extenso. Nos fóruns do site tem esse tutorial feito por um dos idealizadores: confira clicando aqui.

Características

O site também tem um sistema de pontos, cada game pode ter até 400 pontos, distribuídos nas suas conquistas que podem ter valores diferentes, geralmente conforme a dificuldade de conseguir o feito. Os valores podem ser de 1 ponto para, por exemplo, só ligar o game ou até mesmo 70 pontos para terminar o game no modo Hard (Nota do Editor: presumimos que o “Hard” aqui explicito representa a maior dificuldade de um jogo em questão. Pode ser que games que possuam “Very Hard” ou “Hardest”, por exemplo, tenham conquistas diferentes ou que seja necessário terminar na mais difícil possível para habilitar a conquista do exemplo usado) . Vale lembrar que nem todos games possuem os 400 pontos completos, alguns não chegam a ter 200, isso acontece devido ao usuário que começou a criar os achievementes ter parado ou não de ter mais ideias de achievements. Como mencionado acima é possível que outro usuário termine o set de cheevos.

Os pontos são mostrados em azul ao lado de seu nick:

img 3

Veja o “Perfil” do Vieira para compreender o sistema de pontuação

Ao lado dos pontos, em branco, estão os Retro Points, que funcionam de forma semelhante aos pontos em azul, porém eles são classificados com base na raridade (quanto menos usuários tiverem esses achievements mais raros eles serão) e dificuldade do cheevo.
Conforme os itens:

p = pontos

a = número de usuários que tem o achievement

t = total de usuários que jogaram o game

r = 0.6     (valor decidido por desenvolvedores)

Faz-se a equação:

RP = p * r + (p * (t  / a)  * (1 – r))

O resultado é quanto Retro Points o achievement terá.

img 4

Veja a estrutura básica de um cheevo do game Sonic The Hedgehog.

Os pontos em laranja são 10, logo p = 10

Número de usuários que têm o cheevo, logo a = 674

Número de usuários que jogaram o game, logo t = 1283

r sempre é igual a 0.6

Equação

RP = p * r + (p * (t  /  a)  * (1 – r))

Substituindo as incógnitas

RP = 10 * 0.6 + (10 * (1283  /  674)  * (1 – 0.6))

RP =  6 + (10 * 1.90) * 0.4

RP = 6 + 19 * 0.4

RP = 6 + 7,6

RP = 13,6

Ignorando o valor depois da vírgula se tem 13, que é identificado em branco ao lado dos pontos normais.
É gerado o Retro Ratio, uma média de seus Retro Points.

Obs.: Para o RP ser calculado pelo menos 1 usuário deve ter o cheevo e o valor varia conforme o número de conquistadores aumenta.

Modo HARCORE!

É normal dos emuladores disponibilizarem save states para os games, o jogador pode salvar ou carregar o progresso a qualquer momento, diminuindo drasticamente a dificuldade.
RetroAchievements tem uma política interessante em volta disso, você pode usar os saves states para jogar e conseguir os troféus do game mas eles também disponibilizam o modo Hardcore, que não altera nada em jogo mas retira a função de save states tornando impossível abusar de loads ao jogar.

A recompensa é que se ganha o dobro de pontos pelos cheevos, logo um game que daria até 400 pontos pode ter 800 pontos.

O interessante é que se pode pegar cada achievement duas vezes, uma em cada modo, então é possível treinar usando save states e ter conquistas e depois de dominar o game jogar novamente no modo hardcore e ganhar mais pontos. Logo, se um achievement de 40 pontos foi conquistado com save states pode-se conquistá-lo novamente no modo hardcore e ganhar mais 40 pontos, mas se ele for conquistado logo na primeira vez no modo hardcore ele vai valer 80 pontos direto.

Quando um cheevo é conquistado no modo hardcore uma moldura amarela aparece em sua volta.

Modo com saves:

img 5

Modo Hardcore:

img 6

Outra característica interessante é que quando se consegue todos achievements em um game ele aparece como COMPLETED e você recebe um award do seu perfil, semelhante a uma badge. Se o game for completo no modo hardcore ele aparecerá como MASTERED e seu award estará circulado de amarelo.

COMPLETED Streets of Rage 2

img 7

MASTERED Streets of Rage 2

img 8

Também existem conquistas da comunidade, que são alcançadas prestando serviços a ela, como autenticar sua conta com o Facebook, criar vários cheevos ou ter cheevos criados conquistados por outros jogadores.

O site ainda tem funções de leaderboard aplicados a cada game: quem termina uma determinada fase em menos tempo, derrota mais inimigos sem morrer e etc. Esses eventos não envolvem achievements mas são uma forma extra de competição.

Por falar em competições o site ainda tem o “Achievement of the week” onde semanalmente uma conquista é escolhida para ficar em destaque e os usuários que conseguirem esse cheevo primeiro durante o período aparecem em uma leaderboard especial. Geralmente é uma conquista difícil ou de um game obscuro.

Conclusão

Hoje em dia pode ser estranho jogar um game sem conquistas, há quem ache que não vale a pena jogar um game sem essa função. Somar pontos, competir e mostrar que sabe jogar sempre foi algo presente, mas nunca tão explícito e integrado em videogames como atualmente.

Nesse contexto surgiu o Retro Achievements, um pequeno esforço da comunidade feito para trazer novos desafios e dar um motivo extra para relembrar games clássicos ou conhece-los, nada melhor que dominar os games da época em que eles eram realmente desafiadores.