Retro Game Club do Rodando Planeta Gamer agora postando direto na Home!!!

Agora temos um espaço cativo aqui, fornecido gentilmente pelo Jonny-el, para agrupar toda a nossa discussão sobre jogos antigos da semana!

E aí, conseguiram jogar o Sin and Punishment? Gostaram do jogo? Se deram bem com os comandos do jogo, que hoje em dia já são até um pouco arcaicos? Deixem seu comentário por aqui!

E vamos assim ao jogo da semana!

latestPois bem, para agradar a todos, e não ser chamado novamente de Nintendista (hue), em nossa terceira semana de Retro Game Club (primeira como coluna do Rodando Planeta Gamer) vamos de um jogo até um pouco desconhecido, mas muito interessante, e muito referenciado em obras posteriores, do nosso mestre Kojima-san!

Lançado inicialmente lá em 1988 para MSX2, a plataforma de lançamento também dos primeiros Metal Gear, Snatcher é um jogo de aventura, no melhor estilo cyberpunk noir, com nem uma, nem duas referências a Blade Runner, no qual seguimos o detetive Gillian Seed em uma investigação para salvar a sua própria vida.

Snatcher
Gillian Seed

O jogo foi relançado em 1992 para PC-Engine no Japão, em uma nova versão, com gráficos melhorados, história expandida e músicas novas (sim, um remaster em 1992), vindo a ter um lançamento ocidental tão somente em 1994, àquela época no já esquecido e abandonado Sega-CD, sendo mais tarde ainda relançado novamente para Playstation e Sega Saturn.

Quanto às formas de jogar. Bom, a versão de MSX2 traduzida é facilmente encontrada pelas interwebs, mas a sugestão aqui fica mesmo para a versão de Sega-CD, que é a única que foi localizada oficialmente. Além disso, essa bela pixel-art das imagens não está presente nas cutscenes da versão de PSX, que seria a mais recente, já que eles decidiram refazê-las em 3D de Play1, e todo mundo sabe o que isso significa.

Minha sugestão aqui para quem for jogar é: separe algumas horinhas do dia, o jogo é relativamente curto (entre 3 e 5 horas), e vão do começo ao fim. A história é muito intrigante, o jogo é bastante divertido, e praticamente em todos os Metal Gear lançados depois do Snatcher, tem alguma referência ao jogo (algumas até bem diretas). É um prato cheio para fãs do Kojima.

Snatcher_cast
Cast do Snatcher

Até sexta que vem, e, como sempre, bom jogo a todos!