Fala galera! Passaram bem a semana? Todo mundo curtindo o early access do Street Fighter V (hue). Ainda não sabe se vai curtir? Ainda não sabe se deve comprar? Leia o nosso review!

Estamos chegando na penúltima postagem do nosso mês de comemoração, e hoje eu vou falar de duas franquias que são bem especiais para quem curte cultura pop japonesa, mas que não são muito conhecidas por aqui.


A primeira franquia na verdade é um pouco Inception, pois trata-se de uma franquia dentro de uma franquia (Yo dawg, I heard you like franchises, hehehe).

Eu estou falando de Great Battle, série de jogos que faz parte da franquia conhecida como Compati Hero Series.

The Great Battle II
The Great Battle II

A série The Great Battle originou-se no Famicon, em 1990, com um jogo de sumô entre super heróis, e foi lançada até o PSP e o 3DS. A franquia Compati Hero, em si, possui jogos de pinball, luta, corrida de kart, futebol, e até, hummmm, queimada.

Porém, a série principal, The Great Battle, consiste basicamente de jogos de plataforma, em que o jogador pode escolher controlar um mecha de Gundam, um Ultraman, um Kamen Rider, e, geralmente, mais um personagem original. Os personagens específicos de cada franquia variam de jogo para jogo, porém os mais recorrentes são RX-78 de Gundam, o Ultraman original, e o Kamen Rider Black RX, além de Fight Roar, personagem original da série.

The Great Battle III
The Great Battle III

Outro detalhe muito interessante da franquia é que cada um dos Great Battle segue uma temática diferente. Enquanto The Great Battle III é um jogo de fantasia medieval, The Great Battle V é de, bem… faroeste (?!!!)


Um dos jogos mais recentes da franquia é The Great Battle Fullblast, de 2013, para PSP:


A outra série que vou falar hoje também possui dezenas e dezenas de jogos, e também trata-se de uma franquia de crossovers, como Another Century’s Episode, que eu falei na Parte 01 do nosso especial de aniversário, e The Great Battle. Trata-se da franquia Super Robot Wars, também conhecida como Super Robot Taisen.

Super Robot Wars EX de Super Famicon
Super Robot Wars EX de Super Famicon

Só para vocês terem uma ideia do tamanho e da importância dessa franquia, ela tem hoje, exatamente, CINQUENTA E TRÊS jogos lançados, para praticamente todos os consoles de mesa e portáteis desde o Famicon original. O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1991 para Game Boy, e o mais recente, anunciado para PS3 e PS4, é o jogo de comemoração de 25 anos da franquia.


A gameplay de praticamente toda a série, tirando um ou outro game mais RPG (em especial, os Original Generation), é muito parecida com a gameplay de Fire Emblem, ou de Advance Wars, onde você controla seus exércitos em um grande mapa, até que eles tenham distância suficiente para atingir seus ataques, quando o game muda para a tela de combate.


É possível encontrar um ou outro game da série em inglês, com traduções feitas pela comunidade, e eu recomendo com força para qualquer um que curta animes de robôs gigante, e jogos de estratégia. O primeiro jogo da série que eu joguei foi o terceiro jogo da série, para SNES, completamente em japonês. Eu fiquei vidrado, não larguei o jogo até terminá-lo. As cenas de combate, principalmente dos golpes especiais, são um deleite à parte, mas a parte estratégica também não fica para trás.


Bom, quanto às demais franquias, é como se o artigo se escrevesse sozinho, não é mesmo? Agora só falta escolher uma série de robô gigante, uma série do Ultraman, e uma série do Kamen Rider para indicar, hehehe.


De robôs gigantes, eu vou indicar Mazinger Edition Z: The Impact! O ponto de exclamação faz parte do título, hehehe.

Trata-se de uma reimaginação da serie original, mas sem nenhuma relação à ela, segundo os próprios criadores.

Mazinger Z é a epítome dos desenhos de super-robôs (em contraste aos animes de real-robot). Dramático, brilhante, exagerado, genial. Mazinger Z é luz. Disponível no Netflix.


De Ultraman, eu vou indicar uma das séries mais recentes, que, apesar de mais bobinha, é muito divertida. Ultraman X:

Disponível oficialmente no Crunchyroll.


Por fim, vocês vão me desculpar por sair pelo caminho mais fácil, mas eu não conheço nenhuma série do Kamen Rider melhor que Kamen Rider Black. Só para vocês entenderem o que eu estou falando, vejam uma das séries mais recentes de Kamen Rider (para vocês sentirem a distância que se encontra da genialidade que é Kamen Rider Black). Trata-se de Kamen Rider Gaim (também conhecido como Kamen Rider Frutinha):

https://www.youtube.com/watch?v=0AVGrDVa3FM


Agora comparem com a obra de arte que é Kamen Rider Black:


É isso aí galera, espero que curtam, quem ainda não conhecia, aproveitem para jogar algum dos jogos aqui indicados, são todos muito bons, comentem bastante, e divirtam-se!

E, como sempre, bom jogo a todos!