Autor: Jonny

Poupando jogadores pro jogo de volta

12 de junho de 2018.

A E3 chegava a seu último dia de feira com praticamente todas as conferências realizadas. Algumas decisões curiosas de um lado, surpresas de onde não se imaginava, conferências menores tendo anúncios interessantes e o saldo já era bem positivo. A expectativa era alta pra terceira e grande última apresentação e de como a Nintendo tinha um potencial para fazer de sua “conferência” a maior do ano. Vamos dar uma olhada nas novidades anunciadas no formato Direct que já está sendo utilizado há poucos anos e descobrir se as expectativas foram atingidas ao longo dos poucos mais de 40 minutos de apresentação.

A expectativa era alta pra terceira e grande última apresentação e de como a Nintendo tinha um potencial para fazer de sua “conferência” a maior do ano

O Direct da Nintendo começou de forma curiosa antes de dar voz e vez ao presidente da Nintendo da America, Reggie. Nada de um grande título First Party, mas, sim um título thirdie com mechas. Embalado por uma empolgante trilha o trailer deixa claro que o game estará disponível em 2019.

Daemon X Machina

Xenoblade Chronicles 2: Torna ~ The Golden Country (DLC)

A DLC do elogiado Xenoblade Chronicles 2 ganhou destaque especial no Direct sendo apresentado ainda cedo. A DLC parece robusta e trata-se de um prequel que trará novos personagens e, claro, novas blades. Os fãs do JRPG tem data marcada para revisitar este universo: setembro de 2018.

Pokémon Let’s Go Pikachu e Pokémon Let’s Go Eevee

Pokémon Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee já haviam sido anunciados antes mesmo da E3. Mas, seria um desperdício não aproveitar a oportunidade para demonstrar e falar mais um pouco sobre o game. O Direct passou trechos do trailer anteriormente divulgado enquanto Reggie explicava algumas funcionalidades do game. Ele aproveitou também para falar mais um pouco sobre a Pokéball Plus e é claro incentivar a aquisição do produto com a revelação de que Mew, o desejado Pokémon 151, estaria disponível através do brinquedo. Suas poké aventuras estão marcadas para 16 de novembro de 2018.

Super Mario Party

Super Mario Party apareceu sem ter alarde prévio da E3 e surpreendeu de forma positiva agregando valor ao Direct. O vídeo demonstrado apresenta uma variação de possibilidades de se jogar o novo party game. Com diversos Joy-cons, com mais de um Switch em uma mesa, na televisão e como tradição da série, com minigames loucos e aparentemente divertidos. Sai no dia 5 de outubro fortalecendo o line-up da Nintendo em 2018.

Fire Emblem Three Houses

O novo Fire Emblem Three Houses foi um dos destaques do Direct e pareceu ter anúncio mais tímido do que deveria. O RPG tático baseado em turnos se passará em Fódlan. Este chega no final do primeiro semestre de 2019.

Fortnite

A febre do momento foi anunciada para o Switch, tornando a plataforma cada vez mais interessante para quem quer mais de um Nintendo que apenas seus games Firsts. O game já está disponível para download e está de graça.

Overcooked 2 e Killer Queen Black

Overcooked 2 e Killer Queen Black ganharam um curioso destaque no Direct da Nintendo e você confere abaixo. O primeiro chega em agosto próximo e o segundo no inverno americano.

Hollow Knight

O metroidvania indie Hollow Knight foi apresentado e com a agradável notícia de que já estaria disponível na e-shop a partir daquele momento e com todo seu conteúdo de DLC integrado ao game para quem adquirir.

Octopath Traveler

O exclusivo Octopath Traveler não é mais uma novidade e o seu lançamento, 13 de julho de 2018, está cada vez mais próximo. Entretanto, foi uma boa oportunidade de ter mais um trailer sobre o jogo e fazendo apresentação do cast completo e também de seus backgrounds.

Starlink: Battle for Atlas

A parceria entre Ubisoft e Nintendo continua forte. Desta feita teremos um game de nave mais clássico enquanto você explora o sistema solar, Atlas. Ao contrário do que pode parecer a princípio pros desavisados não se trata de um game Star Fox já que a presença tão forte de Fox McCloud se faz nítida. Mas, ele e sua clássica Arwing são convidados especiais da versão Switch. O game chega ainda em 2018, em Outubro.

Mais destaques

A Nintendo completou seu line-up com o vídeo abaixo. A grande maioria dos jogos saem ainda este ano ou já estão disponíveis na e-shop para aquisição. Alguns dos destaque são: FIFA 19 , Dark Souls, Mario Tennis, a trilogia de Crash, Megaman 11, The World Ends With You e claro, Dragon Ball FighterZ.

Super Smash Bros. Ultimate

Você deve ter notado no início do texto que fiz questão de explicitar que o Direct da Nintendo teve pouco mais de 40 minutos. Isso é pra deixar claro que todo o conteúdo que você leu e assistiu acima foi apresentado em exatos 16 minutos e 35 segundos. Todo o restante do Direct teve como destaque aquele que foi considerado pela Nintendo como seu grande carro chefe pra conduzir sua “conferência”. E de fato, havia uma grande expectativa sobre o Smash Bros. de Switch, pois, os fãs estavam curiosos: seria um inteiramente novo Smash ou um Remaster seria a escolha da vez?

E depois de tanta expectativa a resposta foi um meio termo entre estes dois. Na verdade, Smash Bros. Ultimate trata-se, como o próprio nome diz, da versão definitiva do Smash lançado originalmente para o WiiU.

Os 25 minutos restantes do Direct se explicam com a quantidade absurda de novo conteúdo que a versão definitiva de Smash Bros. ganha

Acontece que os 25 minutos restantes do Direct se explicam com a quantidade absurda de novo conteúdo que esta versão definitiva ganha. Há novos lutadores. Há novos estágios. Há novas animações e roupas variadas pros personagens. Há rebalanceamento. Há novos Final Smashes (é o Super Combo de Smash Bros.). Novos Assists Trophies. E há todos (TODOS mesmo) lutadores que já apareceram em qualquer game da série Smash, incluindo Solid Snake.

E assim terminou o Direct, a conferência da Nintendo, para a E3 de 2018. Algumas ausências foram curiosas, mas, ao mesmo tempo muito esclarecedoras sobre o posicionamento da empresa. Uma das ausências foi a completa falta de anúncios para o 3DS. Estaria, enfim, o portátil da empresa chegando ao seu fim? Outras duas ausências muito sentidas foram Metroid 4 e também o exclusivo Bayonetta 3. Que estes dois últimos agregariam mais valor ao Direct e levariam os fãs à loucura não há dúvidas.

Mas, parece que a Nintendo está deixando alguns de seus jogadores ainda no banco para que entrem em momento oportuno para não deixar o “time Switch” perder fôlego no meio da partida.

Até lá os fãs da empresa não poderão reclamar que não estão bem acompanhados.