Autor: Vinicius

Alien. A Trilogia

Editora: LeYa.

Capa Comum: 912 páginas (3 livros)

Autor: Diversos

Idioma: Português

NE (Nota do Editor): Vinicius estreia com uma novidade que sempre planejei pro RPG: análises de livros. Fico especialmente feliz por essa primeira análise ter sido escrita por um de nossos usuários mais frequentes e ativos. Quase que como em uma simbiose ele interpreta o RPG como o que pretendia já algum tempo, um agregador de conteúdo nerd/geek/cult seja ele em qual mídia esteja inserida. Já escrevemos e falamos sobre games (óbvio), filmes, séries, brinquedos e, agora, também temos conteúdo sobre os sempre libertadores da criatividade: livros.

A análise pode conter alguns spoilers para quem ainda não leu os livros.

Como toda serie de ficção cientifica, Alien também recebeu um monte de Spin-offs (NE: uma obra que deriva de outra) na tentativa de expandir o universo da serie e faturar uns trocados a mais, a serie já se aventurou nos quadrinhos, video games e livros, faltando apenas desenhos animados (mas por pouco não teve um). Aqui faço um review da carinhosamente apelidada “trilogia 2014“.

Alien – Surgido das Sombras

Editora: LeYa

Capa Comum: 288 páginas

Autor: Tim Lebbon

Idioma: Português

A história do primeiro livro da trilogia foca em um grupo de sobreviventes de uma colônia de mineração após terem sido atacados por uma forma de vida misteriosa na superfície, forçando todos a retornarem imediatamente para uma base espacial na órbita do planeta, infelizmente das duas naves de fuga que retornaram uma trouxe alguns tripulantes indesejados, enquanto outra explodiu tirando a base de órbita. Quando todas as esperanças estão perdidas eles resgatam uma nave de escape que estava a deriva no espaço há alguns anos, uma nave contendo a capitã Ellen Ripley. Agora com sua ajuda eles tem de limpar a nave atracada, descer a um planeta infestado por uma espécie desconhecida e hostil, e tudo isso deve ser feito antes de a nave mãe sair de órbita e cair no planeta.

O primeiro livro da trilogia tem uma premissa forte, um elenco interessante e muita tensão, mas, infelizmente sofre de um grave problema, que é o fato de ser uma midquel, uma historia que se passa entre o primeiro e segundo filme da série, e infelizmente isso anula um pouco a tensão pois você sabe exatamente quem vai sobreviver. Felizmente todas as mortes do livro ainda são interessantes e algumas com algumas surpresas interessantes.

O primeiro livro da trilogia tem uma premissa forte, um elenco interessante e muita tensão, mas, infelizmente sofre de um grave problema, que é o fato de ser uma midquel, uma historia que se passa entre o primeiro e segundo filme da série, e infelizmente isso anula um pouco a tensão pois você sabe exatamente quem vai sobreviver

O livro ainda explora o psicológico da Ripley após os eventos do primeiro filme, o que é interessante, que contrapõe um vilão surpresa que só serve pra enrolar o livro, pois sua presença adiciona muito pouco a historia.
Outro ponto interessante é que o livro ajuda a expandir um pouco mais o universo de Alien, principalmente que recentemente todos os quadrinhos e os livros antigos foram purgados da continuidade da serie. E essa espiada no passado do universo é interessante, mostrando uma raça alienígena inteiramente nova e uma nova fraqueza pro Alien, mas, infelizmente devido as condições da historia, esses novos detalhes não puderam ser observados o suficiente.

Alien – Mar de Angústia

Editora: LeYa

Capa Comum: 320 páginas

Autor: James A. Moore

Idioma: Português

A história desse foca em um engenheiro com leves habilidades telepáticas, que de acordo com o livro é uma ocorrência comum, mas, pouco divulgada, que após um acidente em uma colônia de mineração, começa a receber mensagens telepáticas de uma forma de vida desconhecida. E agora a sua sobrevivência depende de sua cooperação com os militares e a utilização de suas habilidades pra capturar um espécime vivo e poder retornar seguro pra casa. Infelizmente os Aliens parecem tem um interesse especial por ele.

De novo, outro livro com uma premissa forte, mas que infelizmente é estragada quando é revelado que nosso protagonista é um descendente da Ripley, e não só a Weyland-Yutani quer força-lo a trabalhar em troca de uma divida contraída pela Ripley no final do primeiro filme, os Aliens têm uma espécie de rancor dele por ser descendente dela, que de acordo com eles é a destruidora. Uma informação que aprendemos, pois, em alguns capítulos são vistos pelo ponto de vista deles.

Infelizmente, o [segundo é o] mais fraco da trilogia, devido ao desperdício de uma ideia boa e com um ritmo cansativo de ler. Se eu tivesse que dizer algo positivo, é o final que assim como o primeiro, expandiu mais ainda o universo da serie com a existência de telepatas

Infelizmente esse é o mais fraco da trilogia, devido ao desperdício de uma ideia boa e com um ritmo cansativo de ler. Se eu tivesse que dizer algo positivo, é o final, que foi bom, e que assim como o primeiro, expandiu mais ainda o universo da serie com a existência de telepatas.

Alien – Rio de Sofrimento

Editora: LeYa

Capa Comum: 304 páginas

Autor: Christopher Golden

Idioma: Português

Neste livro é contado o dia a dia da colônia do planeta LV-426 durante seu período mais próspero, até o momento que a mesma foi devastada pelos Xenomorphos. Basicamente, uma prequel para o filme Aliens: O Resgate.

Esse é provavelmente o livro mais bem escrito da trilogia, começa bem devagar explorando como é a vida da na colônia, como eles trabalham e como funcionam as operações militares no planeta. Assim como nos anteriores o livro foca em vários pontos de vista diferente dependendo da situação, mas os pontos principais são vistos por um general recém chegado a colônia e Newt (aquela menina do Aliens).

Esse é provavelmente o livro mais bem escrito da trilogia, começa bem devagar explorando como é a vida da na colônia, como eles trabalham e como funcionam as operações militares no planeta

Como mencionado anteriormente, o livro começa bem devagar, mas assim que os Aliens entram na história o livro se torna bem mais interessante, e com uma boa olhada no que aconteceu antes do segundo filme da franquia. Infelizmente, assim como os livros anteriores, ele sofre de ser mais uma prequel e de adicionar pouca coisa nova ao universo.

Veredito

Assim como todos os filmes que saíram depois de Aliens, essa trilogia sofre dos mesmos problemas, ou seja ideias boas, porém, mal executadas. Outro grande problema foi enfiar os livros entre os filmes, com exceção ao segundo que foi uma continuação surpresa do primeiro livro, o que reduz muito do impacto que as historias poderiam ter, e isso leva a outro ponto que os todos os livros terminam com um gancho pra uma continuação, mas nenhum dos livros seguintes segue esse gancho optando por uma história diferente. Agora se isso é bom ou ruim depende do leitor. Um positivo é que eles fazem uma conexão, boa entre Prometheus e os filmes da série, mesmo que sejam menções passageiras e difíceis de notar as vezes.

Ainda assim, eu recomendaria dar uma checada neles quando você tiver uma grana sobrando pra livro, pois, por mais que eu tenha criticado, ainda é uma leitura na maior parte agradável e melhor que Prometheus ou Alien Covenant.