Fala galera! Aproveitando a coluna sobre Osamu Tezuka da semana passada, hoje trago de volta o texto dos dois primeiros Retro Game Club, lá da Taverna de 31 de julho de 2015 (óia!), sobre Astro Boy: Omega Factor, e de 07 de agosto de 2015 (óia óia!!!), sobre Sin and Punishment.

Fiquem com o texto (sem edições, a não ser que seja para incluir alguma piadinha, óbvio. As adições estão entre colchetes, seguindo as normas da ABNT. Não confundir com parênteses ou chaves, por favor, hue).

Retro Game Club do Taverna RPG

Astro Boy Omega Factor

Data de Lançamento: 18 de dezembro de 2003

Plataforma: Game Boy Advance

Bom pessoal, nessa primeira semana vamos fazer um experimento, OK? Se funcionar, continuamos, acho que vai ser bastante divertido [putz, acho que continuamos né? Ainda bem que site ainda tá vivo, agora só falta voltar com os podcasts! Hehehe].

O jogo que escolhi para a primeira semana do RGC do TRPG [hue, acrônimos é comigo mesmo] foi um jogo relativamente obscuro, mas surpreendente e muito bom. Joguem com a mente aberta galera, hehehe [o jogo é bom mesmo, e apesar da cara infantil, o anime lida com temas muito sérios. Gente, o mangá foi escrito no Japão na década de 60, não tinha esse negócio de mimimi e leite com pera por lá].

O jogo é Astro Boy – Omega Factor de GameBoy Advance.

O que a princípio parece um simples beat’em up com seções sidescrolling típicas de jogos de nave [shmups Darius, o povo daqui sabe o que é um sidescrolling shmup], acaba por se mostrar muito mais profundo e interessante, pois na verdade o jogo é um metroidvania bastante inteligente.

O jogo é baseado no anime do Astro Boy de 2004, que passou aqui no Brasil, dublado inclusive, e foi incluído no livro 1001 jogos para jogar antes de morrer.

Vamos passar a semana jogando ele galera [nessa época ainda tava tentando copiar o RacketBoy, um ótimo site sobre retrogames que tem uma coluna chamada “Together Retro”, que junta a comunidade para jogar um retrogame por vez. Eu juro que eu tentei, como se tivesse tempo para isso, hehehe. Ah, e a coluna do RacketBoy é mensal né Darius?! Mensal, não semanal como você quis fazer… É óbvio que você não ia conseguir jogar um game inteiro por semana, ainda mais considerando aquele teu backlog ridículo, que você só aumentou ainda mais comprando uns 10 jogos nessa Steam Sale né?]!

(…) Nessa época ainda tava tentando copiar (NE: em formato pro Retro Game Club) o RacketBoy, um ótimo site sobre retrogames que tem uma coluna chamada “Together Retro”, que junta a comunidade para jogar um retrogame por vez. Eu juro que eu tentei, como se tivesse tempo para isso…

E sexta-feira que vem, dia 07 de agosto, vamos aparecer por aqui de novo para discutir as nossas experiências com o jogo [e não é que a galera apareceu mesmo?!!!]!

Se alguém aqui tiver interesse em jogar, mas não souber como, pode responder essa mensagem que eu ajudo [derr né Darius, derr, é claro que eles sabem. Mas, você só queria ajudar, eu sei…]!

Minha dica para o jogo, não parem de jogar até o primeiro final, não é longo e vale muito a pena [só fiz o primeiro final mesmo, daí parei… AstroBoy volta no tempo e ganha novos poderes que permitem acessar áreas novas em todas as fases, mudando completamente a história do jogo, apesar dos mapas ainda serem os mesmos. Legal, mas não fui muito mais para a frente para descobrir o que acontece, hue pra mim]!!!

Até sexta, dia 07/08 [e depois a sexta seguinte, e seguinte, e seguinte, e acabamos chegar na coluna nº 95! Preparem-se!!!]!!![seis exclamações seguidas? Precisa mesmo?]

Retro Game Club do Taverna RPG – Semana 2

Bom pessoal, parece que bastante gente curtiu e jogou o game da semana passada, então vamos continuar com as jogatinas retrô!

O jogo da segunda semana do Retro Game Club é um jogo que, infelizmente, apesar da sua qualidade extraordinária, só está disponível por aqui por meio de emuladores, ou do Virtual Console do Wii (só do Wii, indisponível no WiiUNE: isso à época da postagem original, hoje em dia o game está a disposição no catálogo de VC do WiiU).

A primeira vez que li sobre o jogo foi em uma revista Nintendo World. Sempre fui bem eclético com meus consoles, o primeiro foi um Master System III. Depois, SNES. Então um N64, que foi a época que desisti da Nintendo, já que os malditos jogos de N64 eram tão caros. Fui para o PC por muitos anos, até uma viagem para o Paraguay, onde comprei um NDS e um PS2, já depois do lançamento do PS3, só para jogar o que ficou para trás. Depois um X360, depois de passar um mês com o PC queimado e inutilizável].

Sin & Punishment

Data de Lançamento: 21 de Novembro de 2000

Plataforma: Nintendo 64 (disponível também no Virtual Console de Wii e WiiU)

O jogo é Sin and Punishment, do Nintendo 64. O jogo é um rail-shooter no melhor estilo Star Fox, no qual você controla sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico que está sendo novamente ameaçado por criaturas gigantes [não fazem mais rail-shooters, fazem? Alguém recomenda algum mais recente, que não seja Star Fox ou Sin and Punishment 2? Sempre achei o estilo muito divertido].

O jogo foi desenvolvido pela famosa desenvolvedora oriental Treasure Co. [motherf*cking Treasure. Tantos jogos sensacionais foram desenvolvidos por essa empresa], em 2000, e apesar de anunciado o lançamento ocidental dele para o N64 (eu até tenho uma revista comprovando), só acabou sendo lançado por aqui no Virtual Console do Wii em 2008.

A parte mais difícil de fazer esse jogo funcionar pelo emulador é configurar os controles, mas quem não conhece, tente jogar, realmente vale a pena!!! [Não lembro porque eu tive dificuldade em configurar os controles a primeira vez que emulei esse jogo. Talvez fosse porque eu usava um adaptador USB para controles de PS2 no PC. Deve ser, hue. Falando nisso, os controles do N64 eram tão ruins… Eu ainda tenho os meus 2 controles, mas os analógicos estão completamente inutilizáveis. Uma pena, e um desses problemas de design que a Nintendo é famosa, que o digam os Joy-Con esquerdos. Depois ela reclama que a galera hackeia (software e hardware) os consoles dela… Toda um indústria nasceu em volta da substituição dos analógicos do N64, da falta de backlighting do modelo inicial do GBA, da curta duração da bateria do Gamepad do WiiU…]

Quanto ao jogo da semana passada, tragam seus comentários aqui para o reply desse post!

Vamos discutir todos os segredos (e a dificuldade, hehehe) do Astro Boy – Omega Factor!

E lembrem-se, sexta que vem tem mais um jogo [ou quinta. Ou quarta. Ou segunda. O dia que der, contanto que seja uma postagem toda semana. Em dois anos, foram 3 semanas sem Retro Game Club. Mas acho que teve uma ou duas semana que eu postei duas vezes, então tá tudo bem agora, heheheh].

Bom jogo a todos!!!