Fala galera! Sim, todos os que acompanham essa coluna sabiam que uma hora esse dia chegaria. Não existe coluna, programa ou revista que fale sobre jogos antigos que consiga ignorar essa obra prima da virada do milênio.

Um jogo que nunca seria produzido nos dias de hoje. Valor de produção AAA para um jogo de ritmo, antes dos jogos de ritmo fazerem sucesso. E uma protagonista/mascote que sobreviveu as gerações. Um tipo de jogo que somente poderia ter surgido na grande ebulição de 1999.

O jogo da semana é:

Space Channel 5: Special Edition

Ulala Hatsune Miku

Space Channel 5: Special Edition é uma coletânea lançada em 2003 para PS2, contendo tanto Space Channel 5, lançado em 1999 inicialmente para Dreamcast, e sua sequência, Space Channel 5: Part 2, de 2002, também para Dreamcast, e posteriormente portado para diversos consoles, e PC. Os jogos foram desenolvidos por United Game Artists, atualmente conhecido como Sonic Team, e publicado pela SEGA

Sonic Riders

Space Channel 5 é um jogo de ritmo, no estilo “simon says” ou, em bom protugues, “o mestre mandou”. O jogador controla Ulala, uma repórter espacial, que trabalha para o Space Channel 5, um canal de TV intergalático. Ulala é a sua principal repórter, e quando uma raça de alienígenas começa a sequestrar pessoas e forcá-las a danças, Ulala decide usar seus movimentos de dança para salvá-los, enquanto isso ganhando audiência para o canal.

Project X Zone

Além disso, Ulala deve lutar contra Pudding, repórter de um canal rival, e Jaguar, âncora da TV pirata. Mas ela também não precisa se preocupar muito, porque o Michael Jackson está lutando ao lado dela.

Ulala se tornou uma espécie de mascote da SEGA, fazendo cameos em diversos jogos diferentes, como Project X Zone, jogo de Tactics para o 3DS com personagens de várias franquias diferentes; Sonic Riders e Sonic Racing All-Star Transformed, dois jogos de corrida do Sonic; Project DIVA para PSP, e Virtua Fighter 5, onde a vestimenta completa da Ulala é um dos destraváveis.

 


Lady Miss Kier, cantora da banda de house/dance Dee-lite, processou a SEGA, pelo alegado uso de sua imagem com a criação da personagem Ulala. Ela perdeu, e foi condenada a pagar 763 mil dólares para a SEGA, em custas processuais e honorários advocatícios. Supostamente, a SEGA teria oferecido perto de 20 mil dólares pela licença de sua imagem, ela negou, e a SEGA teria usado mesmo assim, e por isso ela decidiu processar a empresa.


Boogie é um dos subgêneros da música Funk norte-americana, daonde saíram também o Funk-Rock de Jimi Hendrix, e o G-Funk, também conhecido como Gangsta Funk, de Dr. Dre. Também é o nome de uma novela brasileira de 2004:


Roller Boogie. O melhor filme sobre música Funk do Universo. Como Mudança de Hábito é o melhor filme sobre música Soul, obviamente.


Só para fechar, um dos ajudantes de Ulala em Space Channel 5 e Space Channel 5 – Part 2 (só para constar, o bagulho é real mesmo, ele participou ativamente do jogo, inclusive auxiliando na produção):


É isso aí galera, espero que curtam. O jogo está disponível no Steam a preço de banana, para quem quiser jogar.

E, como sempre, bom jogo a todos!

PS: Não posso falar de Soul-Funk sem falar dessa música: