Fala galera! Semana passada falamos de um grande jogo, de um grande criador, Zone of the Enders: The 2nd Runner, produzido pelo inigualável Hideo Kojima.

Hoje, em comemoração a um dos grandes lançamentos do ano, o tão esperado Final Fantasy XV, eu vou falar de um dos melhores jogos da série, mas que ficou um pouco esquecido com o passar dos anos.

O jogo da semana é:

Final Fantasy Tactics Advance

latest

Final Fantasy Tactics Advance foi desenvolvido pela SquareEnix, e lançado em 2003, para GameBoy Advance, e hoje disponível no Virtual Console do WiiU. O jogo veio de uma parceria entre a Square Enix e a Nintendo, e o time de desenvolvimento foi formando por antigos membros da Quest Corporation, de Tactics Ogre, cujo irmão mais velho já falamos aqui. A série Tactics Advance ainda teve uma sequência, em 2008, para Nintendo DS.

ffta_chars

Trata-se de um tactical rpg, e spin-off do famosíssimo Final Fantasy Tactics de PSX, lançado em 1997. FF Tactics Advance segue o mesmo gameplay do jogo que lhe antecedeu, tendo as sua batalhas centradas em um campo dividido em uma grade quadriculada, com os personagens se movendo em quatro direções e praticando alguma ação em cada turno.

523226-final_006

Além disso, cada mapa conta com alguma verticalidade. O jogo também tem presento o sistema de jobs, clássico da série desde Final Fantasy III (e que hoje foi migrado no sucessor espiritual/spin-off, Bravely Default e sua sequência, Bravely Second).

final-fantasy-tactics-advance1

Um dos principais diferenciais do jogo é o sistema de Leis. Cada mapa tem um juiz, que impõe algumas leis a serem respeitadas por ambos os lados do combate, e que, caso descumpridas, geram graves punições. Tais leis podem ser manipuladas através de cartas, e o cumprimento delas garantem recompensas que permitem a invocação de Totemas, os summons de Final Fantasy Tactics Advance.

61-2hr3n9k

O jogo acompanha a história de quatro jovens, transportados magicamente ao mundo de Ivalice, o mesmo do Final Fantasy Tactics original, Final Fantasy XII, e de Vagrant Story, que qualquer dia pinta por aqui. Marche é o personagem controlado pelo jogador, em sua jornada para fugir de Ivalice e retornar para casa. A história do jogo tem uma característica onírica muito forte, e o seu visual também colabora com a sensação de se estar em um sonho de uma criança, como em Alice no País das Maravilhas.


Como eu disse, a direção de arte e a história de Final Fantasy Tactics Advance fazem do jogo um dos melhores jogos de Alice no País das Maravilhas já lançado (ou, um sem todo aquele sangue do American McGee, pelo menos). Fica a indicação do filme original da Disney, porque o do Tim Burton é ruinzinho que dói (eu acho, pelo menos):


Bom, já que o post é em homenagem ao Final Fantasy XV, acho que merece lembrar que todo mundo que estiver afim de conferi-lo deve assistir Final Fantasy Kingsglaive, já lançado oficialmente por aqui:


E tem também o anime, Brotherhood:


É isso aí galera, espero que curtam, e, como sempre, bom jogo a todos!