Fala galera!

Hoje eu vou falar de um jogo tão bom, mas tão bom, que nem parece que foi lançado já faz 13 anos. 13 anos! Aliás, foi lançado no mesmo ano do jogo da semana passada, Prince of Persia: The Sands of Time.

Trata-se de um jogo tão essencial que, se você ainda não jogou, mas tem acesso a um PS2 ou um PS3/X360, pare de ler tudo agora, e vai jogar. Não precisa nem ir trabalhar hoje. Depois diz que tava gripado e tá tudo ok, hehehe.

Ei! E não deixe de conferir nossa análise de Animas Fantásticos e Onde Habitam!

O jogo da semana é:

Zone of the Enders: The 2nd Runner

banner_1642

Zone of the Enders: The 2nd Runner é um jogo de ação em terceira pessoa, lançado para PS2 em 2003, pela Konami. O jogo foi produzido pelo indefectível Hideo Kojima, o gênio, a lenda.

 

O jogador segue a história de Dingo Egret, o segundo “corredor” do Orbital Frame Jehuty, um dos melhores exemplos, na história dos videogames, de como é controlar um super robot (ou suparobo).

 

Após sofrer graves ferimentos (um belo de um tiro, na verdade), Dingo acaba sendo vinculado ao Jehuty, que passa a servir como seu suporte de vida. A missão de Dingo é destruir a força de conquista BAHRAM, da qual um dia ele já fez parte, mas que abandonou para se tornar um simples mineiro.

zone-of-the-enders-ps2-3

 

Apesar dos 13 anos do jogo, devido à sua ótima jogabilidade, e, principalmente, devido à sua direção de arte soberba, o jogo poderia ser lançado hoje, e ninguém ia perceber que foi desenvolvido quase quinze anos atrás.

 

Os gráficos utilizam o estilo cell-shading, com uso liberal de bloom e muito azul neon. Jehuty funciona à base de Metatron, que como um belo Energon, serve como recarga de vida, além de ser um elemento importante da história do jogo.

Zone of the Enders

 

Além disso, cada chefe do jogo, após ser derrotado, fornece uma nova sub-arma para Jehuty, no melhor estilo Megaman. O jogo tem uma média de 82 no Metacritics, altíssima, ainda mais para um jogo de robô gigante, e foi relançado para X360 e PS3 com texturas melhoradas, junto do primeiro jogo.


Além de tudo, a trilha sonora do jogo também é excepcional:


Eu já falei aqui da diferença entre os gêneros Real Robot e Super Robot. Eu considero Zone of the Enders: The 2nd Runner como o melhor jogo do gênero super robot (não que tenham muito por aí, de qualquer forma, hehehe). Um bom exemplo de uma obra ocidental do gênero super robot é Transformers, na sua melhor forma, Beast Wars.


Outro exemplo ocidental é a ótima série, recentemente revivida pela Netflix, Voltron. É sério, assistam, é ótimo.


Só para constar, o melhor jogo de robôs gigantes para mim, e que eu já falei aqui, é Armored Trooper Votoms, para PS2, mas dividindo em gêneros, creio que Votoms seja o melhor jogo real robot, enquanto ZOE 2 é o melhor Super Robot.

Só para me redimir da postagem de Gundam, fica a indicação de Model Suit Gunpla Builders Beginning G, um ótimo OVA (com duas séries completas posteriores), sobre plastimodelismo de Gundam, que o Gabuga aqui conhece bem, hehehe.


É isso aí galera, espero que curtam, e, como sempre, bom jogo a todos!