134067.230575-Controle-Xbox

Aaron Souppouris do Engadget encontrou seu homônimo, Aaron Greenberg, chefe da divisão de Marketing de Games do Xbox e aproveitou para fazer uma rápida entrevista com ele. Discutiram pontos interessantes como a distância que a marca precisa percorrer pra alcançar seu maior rival em número de vendas, sobre os exclusivos que só rodarão no Project Scorpio e, claro, como o título desta postagem indica, o fim das gerações de consoles como a conhecemos.

O futuro do Xbox parece muito como jogar no PC“. Foi o editor do Engadget que declarou isso após entrevista com Phil Spencer em entrevista anterior ainda neste ano. A declaração pode assustar os mais conservadores, mas, quem já escutava nossos podcasts ou leu a nossa crônica da conferência da Microsoft na E3 deste ano já estava preparado. Em diversos momentos eu alertava que as gerações de consoles como a conhecemos estavam próximas de terminar, já não há mais interesse em dividir os consoles por gerações. Relembre:

“[…] A concorrente máxima da Microsoft também já tinha demonstrado recentemente que o foco para o futuro será diferente do que os gamers estavam acostumados até hoje. Já não há interesse em dividir nosso hobby por “gerações”. E assim como os mobiles e os PCs, tão em alta, mudaram a forma como consumimos nossos joguinhos, os consoles querem entrar nessa. Versatilidade, opção diferenciada de preços, customização, seus amigos gamers no mesmo lugar mesmo com plataformas diferentes… É! Você já entendeu. Seu console está cada vez mais um PC ou mobile“[…]. – Crônica do RPG sobre a Conferência da Microsoft na E3 deste ano

A declaração do Greenberg só veio para corroborar com o que já está evidente com os anúncios recentes. Sejam da Microsoft, Sony ou até mesmo da ultra conservadora Nintendo. Quando indagado se “esta é a última geração de consoles?”, ele não hesitou: “Acho que sim”. Para ele (Microsoft) o futuro não contará mais com gerações de consoles. Fez questão ainda de deixar claro que esta é uma leitura de mercado, uma grande aposta que estão fazendo com a possibilidade de iterar o hardware da marca Xbox (a concorrente Sony sinaliza estratégia semelhante). Desta forma, haverá uma habilidade maior de construir uma biblioteca mais sólida e uma comunidade maior. Por fim, ele fechou dizendo que “Isto (Project Scorpio) não é uma nova geração; Tudo que você possui continuará em frente e funcionando. […] Pensamos nisso como uma família de dispositivos”.