Quando fui convocado para participar da primeira cobertura da E3 pelo Rodando Planeta Gamer em 2015 eu segui um pequeno ritual: deixei os streamings passando na TV para aproveitar uma tela grande, enquanto bebia um café escrevia em meu notebook anotações sobre o que estava vendo — o que causou um pequeno acidente em que dei banho no computador durante a conferência da sony, mas isso é outra história.

Agora nesta E3 2016 sigo o mesmo processo, mas com uma expectativa mais baixa pelo clima morno do que havia sido apresentado até então. Na espera de anúncios polêmicos envolvendo novas opções de hardware fui surpreendido por uma jogada de marketing inteligente da Sony, adiando anúncios possivelmente problemáticos e mantendo o foco de sua conferência em games. Não quer dizer que a dona marca playstation não irá nos brindar com polêmicas em breve, mas pelo menos no momento decidiu jogar as cartas certas e conquistar os jogadores para facilitar anúncios futuros.

Games, muitos games.

Sony contrata uma orquestra para dar o tom em sua conferência.
Sony contrata uma orquestra para dar o tom em sua conferência.

Na troca do já tradicional vídeo de entrada, uma orquestra define o clima para início da apresentação que chega com o que provavelmente não é surpresa, mas ainda sim interessante: God of War. Novo sistema de câmera, um Kratos mais velho (definitivamente mais calmo) e um garoto como novo personagem. Sabemos que não é um reboot e sim uma continuação da história, também já foi informado que o personagem principal a ser controlado é o próprio Kratos e não o garoto. De resto podemos apenas especular, durante o vídeo o garoto diz “Father, look!” mas não é possível saber a origem dessa relação e se realmente há algum tipo de laço biológico entre os personagens.

 

 

 

 



Sem interrupção, um novo game é apresentado. Days Gone é mais um jogo com a temática de apocalipse zumbi, claro que há mais games com o tema surgindo do que variações de Kit Kat no Japão, mas este caso especificamente chamou a atenção por alguns detalhes. No início fiquei repetindo em pensamento “The Last of Us 2, The Last of Us 2” já que a motor é claramente da Naughty Dog, o que fica compreensível quando lembramos que o estúdio responsável (Bend) é o mesmo que produzia versões para Vita de grandes franquias da sony, como Uncharted: Golden Abyss e Resistance: Retribution. Com a Sony deixando o PS Vita no fundo da gaveta faz sentido direcionar o estúdio para sua plataforma principal. No final da conferência foi exibido mais um vídeo de gameplay do novo título.



Dando continuidade a sequência de games, chega o momento de The Last Guardian. O game que nunca sai do conceituado game designer Fumigo Ueda (Ico, Shadow of the Colossus) agora ganha data de lançamento: 25 de outubro. O vídeo é bem curto e nós já estamos acostumados com adiamentos para o game, então pelo menos por enquanto pode ser saudável manter as expectativas sob controle.



Mais um conhecido da E3 2015, Horizon: Zero Dawn entra em cena. Em um dos pontos mais altos da E3 até aquele momento, podemos conferir uma boa quantidade de gameplay do título da Guerrilla Games (Killzone). De “hackear” um animal robótico até opções nos diálogos, a nova franquia exclusiva da sony promete ser um dos grandes lançamentos para o playstation 4.



Árvore de escolhas em Detroit.
Suas ações definem a história. Será mesmo?

 

Temos ainda Detroit Become Human, novo game de David Cage e sua equipe da Quantic Dream (Heavy Rain, Beyond: Two Souls). O foco do trailer são as opções dadas ao jogador para decidir a história mostrando o desenrolar das possíveis escolhas. O porém aqui é que apesar de termos cenas diferentes, o desfecho delas possuí semelhanças que talvez indiquem que a influência do jogador não é tão grande quanto queriam mostrar. É como decidir entre um drink batido ou mexido, o durante pode ser diferente, mas no final o destino do copo é sempre estar vazio. Hello, Telltale?

 

 

 

 

 



E então chega o tipo de revelação que esperamos da E3, do nada um Resident Evil que não lembra Resident Evil. Provavelmente pensando nos fãs órfãos de P.T. após a Konami cometer o vacilo de abandonar o projeto, o sétimo episódio da clássica série da Capcom será inteiramente em primeira pessoa e parece trazer o medo e tensão de volta a série. Resident Evil VII é totalmente compatível com o óculos de realidade virtual da Sony e já possui uma versão de demonstração para os assinantes da PS Plus.



Aproveitando o gancho, é anunciada a data de lançamento do Playstation VR para 13 de Outubro, com o preço de U$399,00 (vamos tentar não imaginar o preço nacional).  Na lista de games compatíveis temos de Call of Duty: Infinite Warfare até Final Fantasy XV.

PlayStation-VR-Promo
Para curtir de verdade o novo Resident Evil a Sony recomenda o acessório.

crash
Crash voltou, mas não como você esperava.

Nostalgia

A empolgação ao ouvir a trilha sonora de Crash não dura muito. Sim, o clássico personagem que nasceu no primeiro playstation está de volta, mas invés de um novo game teremos um remaster da primeira trilogia.

Adoro ver o retorno do personagem, mas não sei o que pensar do que pode surgir dessa revitalização dos originais, cabe aqui aguardar mais informações e vídeos de gameplay.

Também é anunciado que agora Crash estará presente em Skylanders e o vídeo abaixo mostra as novidades.

 

 



Hideo Kojima
É bom te ver feliz, Kojima.

I’m Back!

Sem tempo para muita conversa, é chamado ao palco Hideo Kojima. O lendário criador da série Metal Gear, agora com seu estúdio independente das garras empresariais da Konami, veio divulgar o teaser de seu novo game Death Stranding. Com o ator Norman Reedus (The Walking Dead), que estava prometido para o engavetado P.T., parece que a parceria com o game designer japonês foi tão legal a ponto da transição para o novo projeto. Fora isso quase nada de informações sobre jogo.

É óbvio que o novo game da Kojima Productions não verá o brilho do dia tão cedo e já deve ser presença marcada na E3 2017. É um ótimo anúncio, mas pode esperar sentado que esse demora.

 

 

 



Novo game do homem-aranha para PS4 , Lego Star Wars e muitos outros games também presentes na apresentação você pode conferir na nossa coleção de vídeos no final do texto.

Resumo da ópera
De forma geral, a Sony novamente realizou uma conferência recheada de bons games, mas infelizmente muitos deles nós nem sabemos quando chegarão às prateleiras. Grandes jogos com poucas informações, iremos ver muitos deles novamente na próxima E3, mas admito que fiquei muito feliz ao conhece-los na apresentação deste ano. Bom trabalho, Sony.

Mais vídeos da conferência