Se você não for um urso, e toda aquela história de hibernar e estar dentro de uma caverna, você deve saber que o Netflix é um baita serviço e que está bem representando em nosso mercado tupiniquim. Essa representação é tão fantástica a ponto de lançar seu produto simultaneamente em qualquer território que atua. Parece bobeira?! Coloque aí que o lançamento foi feito com localização completa, isso mesmo, legendas e dublagem no mesmo dia que o lançamento mundial. Besteira?! Não vejo desta forma. Entendo que este tipo de respeito por nosso mercado ainda não seja algo habitual, mas, que está cada vez mais rotineiro. E gosto disto! Gosto de receber este reconhecimento, gosto de receber esta valorização pelo produto que estou pagando.

Tudo isto para introduzir e anunciar o lançamento mundial de Marvel Demolidor! A primeira temporada completa foi disponibilizada pelo Netflix (uma produção da própria Netflix) no último dia 10 (10 de abril). Se você é um consumidor compulsivo e já consumiu todos os episódios em menos de dois dias, não espere aqui uma análise de toda a série disponibilizada. Vim apenas para recomendar o produto através dos 3 primeiros episódios que já degustei. E mesmo com apenas cerca de três horas da série (cada episódio possui de 50 a 60 minutos), eu já posso afirmar que a Netflix deu uma baita bola dentro entregando a melhor série Marvel já feita. O elogio pode parecer pequeno, já que a empresa por trás de Homem-Aranha e CIA não tem o mesmo retrospecto positivo na TV que possui no cinema, mas, “guenta lá” que os elogios ainda melhorarão. Dcnautas (me inclua na lista) podem se sentir ameaçados, Smallville, Arrow, Flash e Gotham sempre foram exemplos, que não necessitam de apresentações, de como fazer uma série televisiva baseada em heróis e que alcançam aclamação pública e de crítica. São sucessos incontestáveis. Por outro lado a Marvel tem se mostrado exemplar nos cinemas desde Homem de Ferro e suas conexões formidáveis com seus outros filmes. Então, temos Demolidor.

Parece ironia que um personagem de segundo escalão como o Demolidor alcance o desejado sucesso em séries “televisivas” como Homem de Ferro conquistou o mesmo espaço nos cinemas. Mas, a verdade é essa mesma: sucesso! A equipe por trás de Marvel Demolidor demonstrou visão (RÁÁÁÁÁ!) para construir algo que te prende do início ao fim de cada episódio. A construção é exemplar. Bons atores. Excelentes roteiros. Diálogos formidáveis, inteligentes e instigantes. Não posso esquecer que a parte técnica deixa aquele gostinho de cinema também. Edição e tecnicismo em cortes de câmera deixam transparecer profissionais qualificados para uma produção que ameaçaria até mesmo produções cinematográficas com certo investimento.

Os elogios são muitos e o mérito não é meu que escrevo essas linhas, o mérito é da própria produção e que me deixou um gostinho de Batman The Dark Knight. Matt Murdock é sério, inteligente e perspicaz. Logo percebe os objetivos de seus algozes. A série também transparece seriedade e naturalidade através de suas cenas violentas e “secas”. Nada de muitos efeitos. Sabe aquela sensação de coisa feita “a mão”, na raça? Pois é! Fora isso, Matt (e seus “comparsas”) são acima de tudo humanos. Falhas, medos, erros e a vontade de combater uma “justiça” corrupta e cega são descritos de forma inteligente para um “super heroi”. E as aspas no super são justificadas, pois, Demolidor apanha. E apanha MUITO!… Algo crível para um humano sem poderes e cego. Mas, que acima de tudo, acima de sua limitação de cego busca algo que todos nós, cegos de visão ou cegos de consciência humana e legal, buscamos: a justiça. Marvel Demolidor é delicioso como entretenimento ou como reflexão para nossas vidas.