Acendendo a luz

Escuridão, mistério e puzzles, esta é uma descrição simplória de um jogo obscuro da biblioteca do Wii: LIT. Desenvolvido pela Wayforward, conhecida pela sua série Shantae e Ducktales Remastered, esse Action Puzzle lançado exclusivamente pra Wiiware usa a mecânica de luz e escuridão, onde é necessário sempre ficar nas partes iluminadas ou terá de começar o level desde o começo. Suas “armas” contra a escuridão são estilingues para quebrar janelas e iluminar os leveis, usar controles remotos pra ligar TVs, abajures, entre outros elementos que você tem de usar ao longo dos diferentes níveis para resolver puzzles e avançar para o próximo.

 

A procura da namorada:

Mas por que raios passar por uma escola assustadora e se arriscar tanto? Para salvar a princesa sua namorada(Rachel)! Sim, a namorada do personagem principal (Jake) está perdida na escola e só resta você passar por desafios um tanto quanto macabros para acha-la. Em termos de história acredito que um ponto interessante que ajuda a criar um clima de terror e pressa são os telefone que podem ser atendidos ao longo de alguns níveis e através do speaker do Wiimote escutar o que Rachel está/estava acontecendo com ela. A atmosfera escura e sombria também é acompanhada por uma trilha sonora de tensão e gráficos com tons soturnos.

 

 

Inimigo Natural dos Alunos – Professores:

Além dos leveis normais onde é necessário quebrar um pouco a cabeça pra pensar onde usar cada item para chegar a porta do próximo nível, também há leveis com chefes inspirados em professores/funcionários da escola, como o professor de educação física ou o zelador da escola. [Spoiler] Mesmo após terminar o jogo há coisas interessantes, 1) Se você atender todas as ligações da Rachel ao longo da jogatina é possível inverter de papel e jogar com ela e você tem de ir na escola para salvar Jake 2) Após terminar o jogo abre o dark mode, onde as fases vão apagando as luzes aos poucos fazendo com que seja necessário seja rápido para terminar todos os leveis [Spoiler].

 

Uma Luz na fim do túnel

LIT é um game como seu tema, obscuro. Poucas pessoas jogaram, mas é um dos melhores jogos de Wiiware, apesar de seus gráficos datados . Mesmo assim, depois desses tantos anos de seu lançamento ele teve uma segunda vida…

Reimaginação Mobile:

Nesta semana Wayforward lançou uma versão reimaginada desse jogo para plataformas Mobile. Ao invés de usar o sensor de movimento do Wiimote para mirar nos objetos, apenas a tela de toque é utilizada para resolver puzzles e salvar a Rachel novamente. Mesmo com uma arte diferente e jogabilidade simplificada algumas músicas do jogo anterior ressurgem e vale a apena ser jogada, especialmente sendo um jogo gratuito. Segue o Link na Google Play Store e Link para App Store