Amigo é coisa pra se guardar…

Autor: Jonny

Nintendo já está há tantos anos com o formato Direct na E3, que se eu não lembrasse o fato a você, poderia até mesmo passar despercebido. Isso porque ano após ano e até mês após mês, o Direct está cada vez mais identificado como a forma que a empresa se comunica diretamente com seus clientes, imprensa, etc.

A forma como a Nintendo está identificada com o formato também é nitidamente notável pela maneira como já está se tornando mestra neste tipo de apresentação. A evolução surge a cada Direct e posso dizer que neste ano a apresentação esteve ainda mais coesa e correta.

Tempo justo de tela pra cada game conforme sua grandeza, tempo de fala dos apresentadores, exposição a games menores ou já vistos anteriormente, escolha da ordem em que apareciam e um humor nipônico pastelão que se tornou tão a marca registrada do formato a ponto de estarmos até esperando e desejando por ele. Os pouco mais de 40 minutos passaram de forma agradável e com surpresas interessantes que vocês poderão relembrar ou conferir com mais detalhes abaixo.

Tempo justo de tela pra cada game conforme sua grandeza, tempo de fala dos apresentadores, exposição a games menores ou já vistos anteriormente, escolha da ordem em que apareciam e um humor nipônico pastelão que se tornou tão a marca registrada do formato a ponto de estarmos até esperando e desejando por ele


Protagonistas da série Dragon Quest dão o ar da graça em Smash

O Direct começou com uma agradável CG que me deixou curioso com o que viria na sequência. Já estava muito claro que se tratava de novidades para o peso pesado Super Smash Bros. Ultimate através de Link e CIA se enfrentando. E aí veio a surpresa, o protagonista de Dragon Quest XI se junta ao já enorme elenco de Smash. O que foi mais surpreendente ainda foi perceber que a megalomania de Sakurai não tem limites ao sermos apresentados a diversos protagonistas da série numerada. “Everybody is here” nunca foi tão verdade.

Bowser rende piadas óbvias e divertidamente infames

Doug Bowser é o novo manda-chuva da Nintendo americana. Não se sinta muito criativo ao pensar em piadas com seu sobrenome. Todo o resto do mundo já fez isso ou ainda faz.

Inclusive a própria Nintendo. Lembra quando eu disse lá em cima que ela mesma já brinca naturalmente com seu humor pastelão? Pois é. Neste momento a empresa aproveitou para trazer de forma oficial Bowser a E3 pela primeira vez como manda-chuva da Nintendo of America. Tipo, ela trouxe os dois Bowsers na verdade. Não perdeu tempo em ela mesma tirar uma casquinha do nome do novo mandante e colocar também o eterno rival de Mario no “palco” com o novo Big Boss. Foi divertido. Mas, além disso pudemos comprovar também que Doug é carismático, com fala pausada e clara e substitui de forma interessante o proposital jeitão galhofa de Regiie. Se você achou que o antecessor ia fazer muita falta, tenho notícias para te dar: a substituição foi adequada.

Luigi’s Mansion 3 traz novidades e belos gráficos pra série
The Dark Crystal: Age of Resistance vem pra agradar aos fãs de estratégia por turnos
O remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening já havia sido mostrado anteriormente em outro Direct, mas, mostrou um pouco mais de sua nova identidade visual.

O remake de Trials of Mana surpreendeu. O game de RPG da Square Enix, ainda inédito no ocidente, ganha um remake robusto e extremamente bonito e colorido. O jogo está prometido pra 2020 e seu anúncio trouxe outra surpresa: os fãs poderiam adquirir já no dia de hoje os clássicos Mana (Final Fantasy Adventure, Secrets of Mana e Trials of Mana original) na e-shop.

Witcher III vem pro Switch de forma completa (DLCs inclusos). Se o game já era meio que aguardado, o que teremos que esperar é como ele ficará no Switch, já que o vídeo muito pouco mostrou. Mas, o downgrade é mais que certo. Todavia, a gameteca do Switch vai ficando cada vez mais completa.
Mais de Fire Emblem: Three Houses foi mostrado. Entretanto, apenas mais de sua história em forma de cenas em anime. Nada de gameplay no Direct.
A sua coleção de Resident Evil poderá ficar mais completa com os episódios 5 e 6
No More Heroes III também surpreendeu. A série que já possui afinidade com a Nintendo vem pra sua terceira versão.
A série Contra aparece mais uma vez em um Nintendo. Desta vez de forma a te dar uma overdose, pois, o inédito jogo que chega em setembro terá que esperar. Mas, você pode comprar já no dia de hoje uma coleção com diversos (e são muitos) dos games clássicos da série.
Os fãs de Mechas puderam ver mais um pouco de Daemon X Machina
Mais uma das surpresas do Direct, um remake do clássico Panzer Dragoon. O jogo chega ainda em 2019, no inverno americano.

Tivemos também mais um pouco de Pokemon Sword and Shield sendo mostrado. Mas, com pouco tempo de tela, de forma correta, já que na semana anterior a série já havia ganhado um Direct exclusivo. Entretando, é digno de nota lembrar que o novo game da série dará suporte a Pokeball Plus que acompanha os games Let’s Go!

Tivemos mais demonstração do interessante Astral Chain, novo game da Platinum. O game chega já em agosto, 30/08/2019.
Um bonito e isométrico game passado nos anos 50 (?!) foi demonstrado. Mas, pouco além disso pudemos ver. Empire of Sin chega em 2020
Se um outro game com personagens da Marvel não convenceu graficamente no dia anterior, Ultimate Alliance 3 trouxe um pouco mais de alento. O game chega ainda em junho pra Switch.
Mais do crossover com Link e Zelda
Sonic e Mario vêm de esportes novamente em mais um Olympic. Tente explicar o que o Mario faz correndo contra o ouriço velocista mais rápido do mundo e falhe miseravelmente.

Animal Crossing: New Horizons foi outra das surpresas da conferência. O bonito e relaxante game já ganhou data muito próxima de lançamento e está prometido para março de 2020. Agora você precisa decidir onde encostar sua barraca e fazer atividades que você adora nos games, mas, jamais faira na vida real.

A Nintendo ainda preparava pra encerrar seu Direct com duas surpresas. A primeira delas até poderia ser palpitada pela já anunciada parceria entre Microsoft e Nintendo. E ainda que fosse possível “chutar” isso pra reviver certa dupla que deu certo no Nintendo 64 (Nintendo + Rare) ainda restava uma dúvida se realmente essas duas, literalmente, feras seriam liberadas em um Smash. E não deu outra, Banjo e Kazooie foram anunciadas com pompas e humor no divertido vídeo que você abaixo.

Fonte vídeo: IGN gringa.

E a outra novidade ainda guardada por último da Nintendo foi ainda mais surpreendente. Já era cogitado e ventilado uma sequência de Breath of the Wild. Mas, poucos realmente acreditavam que já seria mostrada nesta E3. Se a surpresa não te extasiou pelo anúncio ou pela cena já ingame (facilitado pela mesma engine de BotW), provavelmente o fez pela abordagem soturna tão pouco comum na série. Lembrou abordagem de Majora’s Mask, mas, ainda mais sinistra. Não foi anunciado data, mas, imagino e palpito que ele chegará ainda em 2020.

A Nintendo ainda mostrou mais 19 games de sua line-up que você pode conferir na lista e vídeo abaixo:

– Spyro Trilogy (Setembro de 2019);

– Hollow Knight Silk Song (Não definido);

– Ni No Kuni (Setembro de 2019);

– Minecraft Dungeons (2020);

– The Elder Scrolls: Blades (2019);

– My Friend Pedro (2019);

– Doom Eternal (Breve);

– The Sinking City (2019);

– Wolfenstein: Youngblood (Julho 2019);

– Dead by Daylight (Setembro de 2019);

– Alien Isolation (2019);

– Final Fantasy Crystal Chronicles (inverno americano 2019);

– Dragon Quest Builders 2 (Julho 2019);

– Stranger Things – The Game 3 (Julho de 2019);

– Just Dance 2020 (Setembro de 2019);

– Catan (Junho de 2019);

– Nem Super Luckys Tale (2019);

– Dauntless (2019);

– Super Mario Maker 2 (Junho de 2019).

Mais games e com menos destaque estão prometidos para o Switch. Confira as suas respectivas datas de lançamento na lista acima.

Sem Bayonetta 3 (por mais um ano) e nada de Metroid (nem mesmo uma coletânea Prime que seria bem vinda), a Nintendo se saiu bem ser o console/portátil que não acompanha as gerações das concorrentes e fez uma conferência relativamente volumosa e sem erros bobos como a do ano passado, como o de gastar tempo demais em único game (Smash).

Deixando o Direct mais agradável e sempre com aquele ar de coisa nova. Ainda que não surpreenda é digno de nota também que o 3DS saiu dos holofotes de vez. Antes tímido, agora completamente ausente, ainda que com lançamentos ainda ocorrendo.

Os fãs da empresa ganharam ainda mais opções e uma bela “dor de cabeça” para ainda 2019: decidir com o que gastar a cada mês.