Navegando em outros mares

Autor: Mysteron

A E3 desse ano foi diferente para a Microsoft. Sem a Sony como “adversária” para a sua a apresentação, muitas perguntas foram levantadas sobre como ela agiria tendo todos os olhos voltados para si: ela pegaria leve? Iria já mostrar de cara o que a próxima geração pode trazer? Ela dobraria a aposta na quantidade de jogos a serem lançados? Eu diria que a resposta para todas essas perguntas é SIM…

A feira deste ano é, como já aconteceu anteriormente, uma história de transição. Muitas mudanças estão em andamento, algumas que poderiam potencialmente mudar a forma sobre como compramos, interagimos e gostamos de videogames, mas nenhuma delas está aqui ainda. A nona geração de consoles ainda está relativamente longe, o Google Stadia não será lançado até novembro. Outras estratégias de nuvem estão sendo jogadas silenciosamente, e o cronograma de lançamentos deste ano tem sido surpreendentemente anêmico no geral.

A feira deste ano é, como já aconteceu anteriormente, uma história de transição. Muitas mudanças estão em andamento, algumas que poderiam potencialmente mudar a forma sobre como compramos, interagimos e gostamos de videogames, mas nenhuma delas está aqui ainda

A Microsoft acabou nos holofotes este ano, quase por acidente, e aproveitou ao máximo uma das conferências mais diversificadas que já fez. Com a estreia pública do projeto Scarlett, as primeiras demos públicas da XCloud, os próximos projetos para vários estúdios recém-adquiridos e um bando de jogos novos e futuros, a Microsoft disparou o tiro de largada para a temporada de fim de ano de 2020.

Project Scarlett é a nova aposta da Microsoft pra próxima geração

Phil Spencer subiu ao palco e prometeu 60 jogos para o show do Xbox, 14 da própria Microsoft e a variedade, para ser honesto, foi maior do que eu esperava! E o show também. Com mais ou menos 1 hora e meia de duração, ou se mostrava tudo o que é possível, ou isso seria um tiro no pé. Vejamos o que aconteceu:

Xbox Game Pass recebe Shenmue 1 e 2, e mais 20 indies, Xbox Game Ultimate já está disponível, e Game Pass já está disponível no PC.

A Microsoft dobrou a aposta no Game Pass na E3, anunciando uma série de novos exclusivos do serviço, um novo nível de preços e o Game Pass para PC.

O Game Pass para PC funciona exatamente da mesma forma que o Game Pass no Xbox – pague uma taxa mensal, receba muitos jogos.

A Microsoft também anunciou que estaria criando uma nova faixa de preços para o Game Pass – Game Pass Ultimate. Por R$ 39,99 por mês, os jogadores terão acesso ao Game Pass para Xbox, Game Pass para PC e Xbox Live Gold para jogar online. Separadamente, esses serviços custariam R$ 58 por mês.

Além disso para comemorar a E3 2019, A Microsoft fez uma promoção de R$ 1,00 para quem migrar para o novo serviço. Quem já assina um dos serviços ou os 2, ao migrar para o Xbox Game Ultimate irá pegar a assinatura com o vencimento mais distante.


Phantasy Star Online 2 finalmente chegará ao Ocidente com o Xbox One.

A Sega está publicando o Phantasy Star Online 2 para o Xbox One na primavera (deles) de 2020. O popular free-to-play apresenta combate online com cross-play entre console e PC. E olhem só: isso estaria em andamento desde 2017. E todos Mysteron comemora feito a viúva da Sega que é. Esse foi o anúncio da conferência para este humilde lutador de judô japonês que vos escreve.


Halo Infinite recebe trailer e janela de lançamento

Halo Infinite lançará a nova geração do console Xbox, o Projeto Scarlett, no próximo outono (deles). No trailer, finalmente conseguimos ver mais do que apenas uma demonstração técnica. A história parece mostrar que a Cortana ainda está perdida. Um soldado está assistindo mensagens antigas de sua família, quando Master Chief aparece fora de seu navio, suspenso no espaço. Ele é consertado e trazido de volta à vida, e a barra de escudo icônica aparece no topo da tela … E com aquele barulhinho característico.


Bleeding Edge iniciará teste alpha ainda em Junho. Fonte: GameSpot

O próximo jogo da Ninja Theory parece um pouco como uma mistura de Fortnite e Borderlands, mas com combates em curta distância, falta saber como isso vai funcionar.

É anunciada a compra da Double Fine e Psychonauts 2 no Xbox Game Pass.

Microsoft adquire mais um estúdio, desta vez a Double Fine

A primeira grande surpresa do show. O estúdio de San Francisco é conhecido por fazer jogos excêntricos e que a crítica adora como Psychonauts e Brutal Legend. Com a aquisição, o seu altamente antecipado Psychonauts 2 aparecerá no Xbox One e no Game Pass.


Elden Ring, da FromSoftware com George R.R. Martin, recebe primeiro trailer

Publicado pela Bandai Namco. É uma aventura de RPG de ação e fantasia ambientada em um mundo criado pelo criador da série Dark Souls, Hidetaka Miyazaki, e George RR Martin. Miyazaki disse em um comunicado de imprensa: “Colaborar com George R.R. Martin para criar os mitos de Elden Ring tem sido uma experiência genuinamente deliciosa e uma fonte de inspiração maravilhosa. A equipe está trabalhando duro para garantir que o mundo de Elden Ring seja um lugar fascinante para os jogadores explorarem, cheios de perigos e maravilhas, desde seus limites mais profundos até suas profundezas mais baixas”.

Esta é a razão pela qual a última temporada da Game of Thrones foi tão criticada. O autor estava preocupado com outras coisas…

Nenhuma data de lançamento foi anunciada hoje, e Elden Ring também será lançado no PS4 e no Windows PC.


Bandai Namco anuncia Dragon Ball Z: Kakarot

Dragon Ball Z: Kakarot é um RPG de ação baseado na série de anime. Como em outros jogos da DBZ, Kakarot irá explorar os principais momentos da vida do protagonista. Está chegando aos consoles e PCs no início de 2020.


Data de lançamento de Cyberpunk 2077 traz Keanu Reeves ao palco

O próximo RPG de ficção científica da CD Projekt Red retornou com um novo trailer cinematográfico. Mostrou o seu personagem encontrando com um dos maiores criminosos da cidade e sofrendo bastante com isso.

Uma grande surpresa foi que Keanu Reeves atuará como um personagem no jogo. Ele apareceu no palco sob aplausos para falar sobre seu envolvimento com o jogo e anunciou que ele está chegando ao PlayStation 4, Xbox One e PC em 16 de abril de 2020.


Microsoft oficializa Project Scarlett

E enfim, chegamos ao que mais era especulado. Até agora, nada de muito empolgante foi mostrado; apenas discursos daqueles que estão trabalhando no novo console e algumas características técnicas que talvez impressionem quem conhece do assunto:

  • Ele permitirá que jogos sejam jogados em até 120 quadros por segundo
  • Será 4x mais poderoso Xbox One X
  • Ele suporta reprodução com resolução de 8K, embora não esteja claro se isso seria limitado a streaming de vídeo ou se inclui jogos também
  • Ele permitirá Ray  tracing acelerado por hardware em tempo real para criar efeitos de iluminação mais realistas
  • Ele conterá um SSD, que oferece um aumento de desempenho 40x maior que praticamente eliminará os tempos de carregamento.

E também teve muito mais:

  • Blair Witch
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Minecraft Dungeons
  • Gears 5
  • Tales of Arise
  • Battletoads
  • RPG Time: The Legend of Wright
  • Crossfire X
  • Wasteland 3
  • Nova expansão para Forza Horizon 4, LEGO Speed Champions
  • LEGO Skywalker Saga
  • Project xCloud, sistema de streaming de jogos do Xbox, que chega em Outubro
  • Xbox Elite Controller Series 2

Uma apresentação sólida, com muitos jogos e algumas surpresas. Mas fica claro que essa vai ser a última E3 com foco na geração atual. Podem surgir alguns lançamentos a mais em 2020 e além, mas todo mundo irá ficar de olho nos próximos consoles e o que eles poderão fazer.

Foi uma aposta arriscada da MS fazer esse evento sozinha. O seu fracasso ou sucesso seriam absolutos sem um competidor. Mas acredito quem gosta de games deve ter saído satisfeito. Tivemos jogos de tiro, estratégia, ação, luta, survival horror, simulação, MMORPG, aventura…. Muita coisa boa nos mais diversos fronts. Mas não dá para não ter um “Sony feeling” ao ver que os jogos de destaque desse ano já tinham sido apresentados no ano anterior. Gostei e muito! Mas poderia ter sido mais curta.