E chegamos a nossa última parte da singela e honesta cobertura da E3 2017 do RPG. Em apenas três pessoas trouxemos o mais rápido possível que podíamos nossa opinião sobre as conferências de Microsoft (Eu, Jonny), Sony (Henrique), a inédita por aqui PC Gaming Show (Munnrah) e Nintendo (eu de novo). Intercalando com nossas rotinas diárias de trabalho da vida real para incentivar nossa discussão e não deixarmos em branco uma tradição de falar sobre a conferência desde que o RPG foi criado. Já são três anos falando sobre a E3 e estamos pegando gosto.

Chega de papo furado. Pegar meu boné vermelho e bora falar da interessante “conferência” da Nintendo.

https://www.youtube.com/watch?v=M2mZS_p4A7Y

Apresentação

A Nintendo continua optando pelo modelo adotado como o dos anos anteriores, ou seja, nada de conferência tradicional com palco elaborado, apresentações de seus figurões. Tivemos o Spotlight e o já convencional Tree House. Se ainda não assistiu a “conferência” completa, você pode ver no vídeo acima em pouco mais de 24 minutos. Essa menos de meia hora denota uma intenção bem clara: objetividade.

Quando Reggie e demais personalidades da empresa nipônica surgiam não ficavam por mais de alguns poucos minutos e davam espaço para os verdadeiros astros, os games prometidos para a próxima temporada e ainda algumas promessas. A Tree House continua demonstrando ser um acerto, afinal, mesmo após os poucos 24 minutos, as novidades continuaram pipocando pela internet e com muitos vídeos de gameplay, trailers e jogadores explicando funcionalidades. Um formato interessante para quem quer ver mais do game em ação e tirar suas próprias conclusões.

Nintendo + Nintendo = NINTENDO

A Nintendo foi pouco papo e muito vídeo de jogos como falado acima, e os vídeos dos games apresentados você vai conferir abaixo com breves opiniões pessoais sobre eles. Mas, destaca-se que exceto FIFA 18, Skyrim, Rocket League, Sonic Heroes e Just Dance (boas opções para o leque do Switch e pra dar uma variada), o suporte das thirdies ainda é tímido. Mas, como sugere o título, o lance aqui foi uma boa dose de títulos firsts. A Nintendo mandou um recado pra seu público: “vocês amam nossas franquias, nossos exclusivos e mascotes? Então toma!”. A empresa garantiu ao menos um grande título exclusivo do Switch até o fim de 2017 e duas grandes surpresas foram apresentadas e que prometem hypear até termos por mais novidades: Metroid Prime 4 e um episódio principal de Pokémon para Switch.

Se você costuma contar as moedas pra um novo jogo, se prepare, você não terá muito tempo para recarregar a carteira, não. Fora isso ainda tivemos dois títulos anunciados que darão uma sobrevida ao já cansado 3DS (confira abaixo).

Jogando de forma correta a empresa japonesa trouxe o que mais atrai e sempre fidelizou seu público alvo: seus exclusivos. De quebra, trouxe algumas (poucas) possibilidades que podem convencer aqueles indecisos que querem mudar suas plataformas. Se você não é um grande fã dos títulos da Nintendo a “conferência” pode passar em branco para você e nem mesmo te convencer pela plataforma da empresa, caso contrário, o sorriso final foi garantido.

O mesmo elogiado Skyrim que já está quase que em todas as plataformas possíveis. Entretanto, tem novidades para o público Nintendo que ainda não experimentou esse que foi uma baita, ironicamente, referência para Zelda Breath of The Wild. Se a Nintendo utilizou muito desse open world em sua fórmula, agora é a vez de você usar roupas de Link (BotW) no título de RPG. Uma boa pedida para quem tem o Switch e nunca experimentou o game. Mas, pouco a acrescentar para os que já jogaram em outras plataformas.

Just Dance 2018

Xenoblade Chronicles 2

Xenoblade Chronicles 2 promete agradar ao público japonês e também aos ocidentais que adoram um JRPG. Com pouca exploração do potencial gráfico do Switch, o game promete um escopo gigantesco e, bem, quem não ama personagens com olhos gigantescos?

Kirby for Nintendo Switch

Com nome de título genérico, a bolota rosa Kirby retorna a uma plataforma principal da Nintendo. Como era de se esperar, gráficos ultra coloridos e bonitos. Assim como em sua origem, agora Kirby poderá ser levado para qualquer lugar. Mas, com todo o potencial gráfico de uma plataforma de mesa. Este só em 2018.

Metroid Prime 4

Indubitavelmente um dos maiores destaques da Nintendo. Pouquíssimo foi mostrado, quase nada na verdade. É um teaser bem curto e que tem um único objetivo: deixar as mentes de todo e qualquer fã de Metroid insana até termos mais novidades deste novo Prime. Sem data alguma revelada, a informação apenas é de que está em atual desenvolvimento para o hibrido.

Yoshi

Yoshi quando aparece sozinho quase tem sido uma possibilidade alternativa para quem não quer a facilidade de um Kirby. Explorando o estilo ultra colorido e plataforma, este novo game do dinossauro tem como destaque uma identidade visual bem interessante como se fosse em maquetes feitas com cartolina. Muito bonito, promete agradar ao público infantil e aqueles que gostam de mais desafio que os simpáticos games da bolota rosa. Não espere antes de 2018.

Fire Emblem Warriors

Se Xenoblade Chronicles 2 não saciar sua gana por personagens em estilo anime, você terá mais uma opção, desta vez em um gênero mesclado com estratégia. A série Fire Emblem tem ganhado muito destaque, notoriedade e cada vez mais fãs. Mas, quer uma boa notícia de verdade, este você joga ainda em 2017.

DLCs de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O grande peso pesado da Nintendo em 2017 ainda promete causar mais um pouco. Extremamente elogiado por crítica e público, Breath of the Wild ainda tem lenha pra queimar. Você poderá começar a curtir mais do enorme cenário de Hyrule já agora no fim de junho com o primeiro dos DLCs programados. E não se esqueça, o WiiU também receberá estes DLCs.

Rocket League

O divertido Rocket League agora pode ser jogado em qualquer lugar. Mas, não basta isso. Muito conteúdo exclusivo para o Switch já foi garantido. Este você ainda experimenta em 2017.

Super Mario Odyssey

Indubitavelmente “O” maior destaque da Nintendo. Mais um trailer deste jogo que será entregue ainda em 2017 (outubro) e que deixou qualquer fã de plataforma em êxtase. Uma demonstração realmente impressionante do potencial gráfico da plataforma híbrida da Nintendo e que após extensa demonstração na Tree House já nos deixou tranquilos: trata-se de mais um grande jogo ambicioso e com gameplay parecida com os principais da série inaugurados em Mario 64. E sabe aquele lance de jogar o boné? Pois é. Parece que você poderá com ele se apropriar de “corpos”, veículos e… Não sei se você está preparado pra isso… Um TIRANOSSAURO REX.

Sonic Forces

Metroid: Samus Returns

Lembra da sobrevida que eu tinha comentado do 3DS? Pois, então. Ela ocorrerá com garbo e elegância de um novo Metroid side-scrolling. Desta vez em 2.5D. Esse é um grande anúncio para os fãs de Samus e principalmente é delicioso saber que o criador de todo um gênero (Metroidvania) está retornando. Quer mais coisa boa? Em setembro deste ano você já poderá jogar.

Mario & Luigi: Superstar Saga + Bownser’s Minions

Após a Square ter cortado relações com a Nintendo, a empresa perdeu uma forma interessante de explorar seu principal mascote: em um jogo de RPG. Então, no já distante Game Boy Advance, a empresa reviveu a fórmula por conta própria com Mario & Luigi: Superstar Saga, para muitos, inclusive eu, o melhor título desta nova empreitada. E então, o segundo game a dar mais uma vidinha pro 3DS é um remake deste divertido e caricato título. Ainda em 2017.

Fate/EXTELLA: The Umbral Star

Mario + Rabbids Kingdom Battle

Splatoon 2 / FIFA 18 / Rochet League / ARMS / Pokkén Tournament DX

https://www.youtube.com/watch?v=OLrmtZ87uow

E aí?! Melhor conferência de 2017?

Não! Definitivamente não.

E a intenção aqui não é causar polêmica para ninguém, seja você grande fã da Sony, Microsoft, PCs ou Nintendo. A afirmativa segura e sem titubear tem motivo: é você quem define sua melhor conferência, sua plataforma favorita e em quais jogos quer investir seu suado dinheiro. Naturalmente cada um de nós que escrevemos e cobrimos as conferências de 2017 temos nossas preferências e como foi alertado desde o início se trata de nossas opiniões. O RPG está aqui para fazermos o que mais gostamos: jogar nossos games favoritos, falar sobre eles e compartilhar isso com vocês incentivando discussão.

Esperamos que tenham gostado de nossa modesta cobertura, mas, que foi feita feita com muito empenho e carinho. Contribuam com o que mais nos agrada: sua participação. Se tudo der certo, em 2018 estamos nos matando de novo pra dar conta de trazer as conferências para vocês da maior e (ainda) mais importante feira de games do mundo.